Orientar sobre ações, competências, distanciando as intervenções policiais do cometimento do abuso de autoridade, eliminar dúvidas fortalecendo as boas práticas dos policiais militares. Nesse contexto, o promotor de Justiça Lucas Sachsida ministrou palestra, nesta sexta-feira (16), para equipes do Programa de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) e do Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc), tendo como tema “Juventude, Prevenção e Criminalidade: Contribuição Apontamentos Juridicos”.
O representante do Ministério Público de Alagoas (MPAL), durante o encontro com os agentes de segurança pública, esclareceu sobre procedimentos, como devem ser feitos , legalmente, os trâmites nos lugares das ocorrências inclusive em abordagens onde é constatada a posse de drogas por adolescentes.
O promotor Lucas Sachsida falou da importância desse contato mais direto com a polícia, e se disse lisonjeado em poder contribuir com o Proerd.
“A aproximação entre Ministério Público e órgãos de Segurança tem sido feito de forma constante e o principal exemplo disso foi o sucesso, na atuação, durante a fase de ataques contra as escolas no ano que se passou. Naquele momento foi possível, através de uma atuação coordenada, se evitar ataques sérios em nosso estado. Mais uma vez, hoje, foi uma honra palestrar sobre a prevenção de crimes e as peculiaridades do ambiente escolar para o
Proerd”, afirma o promotor.
A coordenadora do Proerd, major Beatriz Argolo, entende como significativa a palestra enfatizando que serviu para aperfeiçoar o conhecimento de todos.
“Essa capacitação com a qual o Proerd foi agraciado pelo MP, especificamente o doutor Lucas, foi de extrema importância para agregar conhecimentos, nos atualizar sobre a atuação da rede de proteção à criança e ao adolescente. O Proerd trabalha, representando a PM, com a prevenção nas escolas e demais segmentos. Então, o conteúdo trazido pelo MP, por meio do doutor Lucas, é uma soma muito significativa servindo para Dirimir dúvidas saber de que forma poderemos contribuir mais, aperfeiçoando nossos serviços, levando informações indispensáveis aos públicos infantil, jovem e adulto. De certa forma, fortalecer essa rede que garante os direitos e a proteção da sociedade”, ressalta a oficial.
Entre os assuntos abordados estiveram a comunicação entre a polícia e os Conselhos Tutelares, atendimentos nas RAV’s, educação de qualidade como ferramenta principal nadaa vida dos jovens, procedimentos corretos em casos de estupro de vulnerável, abordagens com drogas, escuta especializada na escola, revitimização, entre outros. O promotor também explanou sobre o programa “Abuso Sexual: Notificar é Preciso” de autoria dele e da promotora de Justiça Dalva Tenório.
Lucas Sachsida finalizou dizendo que para mudar a realidade “a sociedade não precisa de funcionário público mediano, mas de alguém que faça mais do que o necessário,, que se apaixone pelo que faz. O Proerd, pra mim, é exemplo disso”.
No encerramento, a coordenadora do Proerd, major Beatriz Argolo, é a subcoordenadora, major Dalila Simões, entregaram ao promotor um certificado de Menção Honrosa.