O procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e o subprocurador-geral Administrativo Institucional, Lean Araújo, participaram, na noite dessa sexta-feira (1), da posse do novo chefe do Ministério Público do Estado da Bahia, Pedro Maia. O PGJ empossado fará sua gestão no biênio 2024-2026, sucedendo Norma Cavalcanti, que comandou a instituição nos últimos quatro anos.

“Ao novo PGJ, desejamos uma gestão de sucesso, promissora, de equilíbrio e que siga protegendo os direitos do cidadão baiano. E naquilo que pudermos contribuir, em Alagoas, fizemos questão de ressaltar que estaremos sempre de portas abertas”, declarou Márcio Roberto Tenório de Albuquerque a Pedro Maia.

“Pedro Maia é um grande nome do Ministério Público brasileiro. Promotor de Justiça por vocação, foi escolhido por seus pares aos 44 anos, tendo alcançando 98% dos votos dos 582 procuradores e promotores de Justiça que participaram do pleito. Isso mostra o quanto o MP baiano desejou a sua ascensão ao cargo de PGJ”, completou o procurador-geral de Justiça de Alagoas.

Natural de Salvador, Pedro Maia atuou como chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça nos últimos quatro anos e, de março de 2022 a março deste ano, também foi secretário-executivo do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).

“Sinto-me honrado por representar uma instituição tão respeitada e essencial para a promoção da igualdade em nosso Estado. E exatamente por isso, assumo o dever de liderar esta instituição com integridade, transparência, altivez e responsabilidade, seguindo uma conduta ética, imparcial e respeitosa da diversidade e dos direitos de todos os indivíduos na sua mais ampla acepção”, disse Pedro Maia em seu discurso de posse. 

Foto: Ascom MPBA