Como forma de acompanhar o manejo dos recursos hídricos no estado, o Ministério Público de Alagoas realizou visitas técnicas em São José da Tapera. Na ocasião, o órgão fiscalizou o andamento das obras de revitalização da Lagoa Caiçara, bem como propriedades de pequenos produtores atendidos pelo Canal do Sertão.
De acordo com a promotora de Justiça Lavínia Fragoso, as visitas de rotina fazem parte de procedimentos administrativos instaurados pela 5ª Promotoria de Justiça da Capital. “No dia 6 de março, estivemos na Lagoa Caiçara, juntamente com a Semarh, para acompanhar o andamento das obras de revitalização que estão sendo feitas no local”, relatou.
Já no dia 7 de março, o MPAL visitou pequenos produtores atendidos pelo Canal do Sertão para conhecer o trabalho realizado por eles no que se refere ao uso e aproveitamento da água. Segundo a promotora, a ideia é replicar boas iniciativas de gestão de recursos hídricos junto a outros produtores que também fazem o uso da água proveniente do canal.
Homenagem
Na oportunidade, os promotores de Justiça Lavínia Fragoso, Alberto Fonseca e Kleber Valadares receberam homenagem feita pelo Instituto SOS Caatinga ao Ministério Público de Alagoas pelo trabalho que a instituição realiza em prol do meio ambiente, com destaque para a participação do MPAL na Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco.
A entrega da homenagem foi feita durante o lançamento do projeto Guardiões da Caatinga, que busca estimular, junto a alunos da rede pública, educação e consciência ambiental. Além do MPAL, participaram do evento a Prefeitura de São José da Tapera, MPF, OAB, BPA, entre outras entidades.