O procurador-geral de Justiça em exercício do Ministério Público do Estado de Alagoas, Lean Araújo, prestigiou, na noite dessa quarta-feira (13), em Brasília, a solenidade de posse da nova diretoria, conselho fiscal e diretorias regionais da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), biênio 2024-2026. O promotor de Justiça do Maranhão Tarcísio Bonfim assumiu a presidência da entidade, substituindo Manoel Victor Sereni Murrieta, membro do Ministério Público do Estado do Pará.

Ao falar sobre o colega do MP maranhense, Lean Araújo destacou que Tarcísio Bonfim representará procuradores e promotores de Justiça com sabedoria, equilíbrio e firmeza necessários à função: O colega Tarcísio Bonfim é um promotor respeitado em todo o Brasil, comprometido com os valores e missões do Ministério Público brasileiro e, certamente, conduzirá com equilíbrio e sabedoria a Conamp, esse importante colegiado que congrega homens e mulheres que trabalham para o fortalecimento do Ministério Público e em defesa da sociedade”, afirmou o chefe do MPAL, ao desejar uma gestão exitosa ao novo presidente.

O presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal), Roberto Salomão, também prestigiou a cerimônia: O Tarcísio Bonfim chega à Conamp para reafirmar o compromisso imprescindível de diálogo que deve existir sempre com a Administração Superior dos MPs, as casas correcionais e os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, além da iniciativa privada, sociedade civil e imprensa”, afirmou Salomão.

O promotor de Justiça do Maranhão Tarcísio Bonfim foi empossado presidente da Conamp em substituição a Manoel Murrieta, que esteve à frente da entidade por dois biênios 2020/2022 e 2022-2024.

Perfil

Tarcísio José Sousa Bonfim é natural do Maranhão e faz parte do Ministério Público desde 1999, sendo atualmente o titular da 8ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena de São Luís. Bacharel em Direito pela UFMA, possui pós-graduação em Ciências Criminais pela UFSC e em Direito Constitucional pelo UNICEUMA.

Em sua trajetória associativa, Bonfim foi presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM) e, por dois mandatos, ocupou a vice-presidência da CONAMP.

Ao lado dele, na diretoria, estarão, como vice-presidente, Romão Avila Milhan Junior (MPMS), 2° vice-presidente, Larissa Rodrigues Amaral (MPMG), secretário-geral, Alessandro Samartin de Gouveia (MPAM) e diretor financeiro, João Ricardo Santos Tavares (MPRS).

Já o Conselho Fiscal será formado pelo presidente, Marcelo Moreira Miranda (MPBA), vice-presidente, Alexandre Marcus Fonseca Tourinho (MPPA), secretário Mário Alexandre Costa Normando (MPPI) e pelos membros Symara Motter (MPPR) e Leonardo Augusto de Andrade Cezar dos Santos (MPES).

Os diretores regionais serão: 

Diretoria Centro-Oeste: Mauro Benedito Pouso Curvo (MT)

Diretoria Nordeste: Leonardo Quintans Coutinho (PB)

Diretoria Norte: Meri Cristina Amaral Gonçalves (AC)

Diretoria Sudeste: Cláudio Henrique Cruz Viana (RJ)

Diretoria Sul: Alexandre Estefani (SC).

Fotos: Conamp

Roberto Salomão, presidente da Ampal, ao lado do novo presidente da Conamp, Tarcísio Bonfim.