O procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, está em Macapá, nesta quinta-feira (7), onde participa da 4ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União. O encontro, onde estão os chefes de todos os MPs do país, foi marcado pela assinatura do acordo de cooperação mútua entre o Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União e o próprio CNPG. Além disso, também houve a eleição para a escolha da nova presidência daquele colegiado.

A parceria firmada com o CNONP tem como objetivo a conjugação de esforços mútuos para apoio dos trabalhos desenvolvidos pelos Conselhos Nacionais de Procuradores-Gerais e de Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União visando à formação e o conhecimento e desenvolvimento institucional, mediante a implementação de ações, programas, projetos e atividades complementares de interesse comum.

“É um convênio para cooperação e intercâmbio que consiste na transferência de conhecimento, informações, experiências e quaisquer outras atividades de interesse comum do Ministério Público brasileiro”, explicou Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

Dentre outras coisas, ficou estabelecido que tanto o CNPG, por meio dos procuradores-gerais de Justiça, quanto o Conselho de Ouvidores buscarão formas de um maior entrosamento entre si, visando criar, estabilizar ou dinamizar redes ou canais de comunicação permanente entre seus quadros institucionais, de forma a assegurar a parceria para o desenvolvimento e implementação de ações diversas visando ao desenvolvimento institucional.

Nova eleição para o CNPG

A reunião seguiu com a eleição da nova presidência do CNPG. Foi eleita Norma Cavalcanti, procuradora-geral de Justiça da Bahia. “Desejamos sucesso e sorte à colega Norma, à frente do Conselho, uma vez que esse colegiado é palco de debates importantes que envolvem temas de interesse do Ministério Público, dos seus membros e servidores e, claro, da sociedade brasileira”, afirmou o PGJ de Alagoas.

Homenagem recebida

Durante a reunião, o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, foi homenageado com a medalha comemorativa aos 30 anos do Ministério Público do Estado do Amapá. “É uma honraria que muito nos honra e alegra. Aproveito a ocasião para compartilhar a homenagem com todos os membros e servidores do nosso aguerrido Ministério Público de Alagoas”, disse ele.