“Prometo seguir a Constituição da República, defender o regime democrático, a ordem jurídica, os interesses sociais individuais e disponíveis e desempenhar com retidão as funções do cargo que hoje assumo no Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), honrando os valores, missão e visão da instituição”. Foi com esse juramento que Diego Oliveira Fontes Schlingmann assumiu, na manhã desta segunda-feira (8), o cargo de analista jurídico do órgão ministerial.

O ato de posse foi assinado pelo procurador-geral de Justiça (PGJ) em exercício, Lean Araújo, que igualmente se estendeu a mais duas servidoras públicas, Raphaanne Florentino Barbosa Leão e Maria Torres Maia, ambas analistas jurídicas também.

Durante a solenidade, ocorrida no prédio-sede do MPAL, o chefe do Ministério Público parabenizou os novos servidores: “Bem-vindos ao Ministério Público, e já digo a vocês que são poucos os servidores que aqui ingressam que desejam depois sair do MP alagoano. Essa instituição é acolhedora e todos serão felizes aqui, tenho certeza. Para além disso, dentro do juramento prestado por cada um de vocês está a essência maior do nosso compromisso, que é dar cumprimento no que está contido já Carta Constitucional da República, seguindo atuando para melhor servir à sociedade”, afirmou Lean Araújo.

O corregedor-geral também saudou os mais recentes servidores: “Vocês estão entrando hoje numa casa que acolhe e que os trata como iguais. E, portanto, não há aqui nenhuma relação de superioridade de que vocês exercem uma função subalterna. Pelo contrário, vocês são nossos colegas e, como tais, são bem-vindos. E sei que essa não somente é a minha posição, mas a todos, acredito. Sejam bem-vindos”, declarou Maurício Pitta.

Já o presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Alagoas (Simpeal), Jackson Santos, lembrou que a carreira dos funcionários do MPAL é valorizada pelo órgão: “Nós trabalhamos para a população, e a administração superior reconhece esse papel desempenhado pelos servidores, tanto é que criou o nosso Plano de Cargos e Carreira e respeita a política remuneratória a qual temos direitos. Então, aqui vocês serão valorizados, sim. E conte com o Simpeal para o que necessitarem, estaremos sempre à disposição”, explicou ele.

Empossados agradem a acolhida

Diego Oliveira Fontes Schlingmann, que falou em nome dos três novos servidores, agradeceu a recepção do Ministério Público para com todos os empossados e confirmou o compromisso de cada um com a instituição: “A sociedade a é destinatária da missão desta tão importante instituição, por isso, em nome de todos nós empossados, agradecemos a Deus, ao Ministério Público do Estado de Alagoas, aos nossos familiares, amigos e todos que contribuíram para que hoje pudessémos realizar esse sonho de integrarmos essa instituição que é guardiã da cidadania, renomada nos quatro cantos do país. Será uma honra e orgulho trabalhamos aqui e que possamos contribuir positivamente para o engrandecimento da missão e valores do MPAL”, disse o analista.

A cerimônia ainda foi acompanhada pelo promotor de Justiça e assessor especial da Procurador-Geral de Justiça, Edelzito Andrade, e por familiares e amigos dos empossados.