Você sabia que é possível ajudar quem mais precisa com o seu Imposto de Renda? Mais que uma obrigação, a declaração do IR também permite ao cidadão contribuir com instituições que atuam na garantia dos direitos de crianças, adolescentes e idosos. Para isso, o contribuinte não precisa gastar nada: o valor é descontado do imposto a ser pago ou devolvido no momento da restituição.

Saiba como ajudar

Quando você for preencher a sua declaração, ao final, é só selecionar a guia “Doações Diretamente na Declaração”. Aparecerão duas abas: “Criança e Adolescente” e “Idoso”. Você pode destinar para os dois, devendo decidir se irá contemplar um fundo nacional, estadual ou municipal. Em seguida, deve selecionar o fundo e o valor a ser destinado.

O programa vai emitir dois Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARFs), um para cada fundo que você destinou recursos. É preciso pagar os DARFs até o último dia do prazo de entrega da declaração do IR. Neste ano, o prazo final é 31 de maio.

Importante destacar que o contribuinte não vai ter gasto nenhum. Ao fim da declaração, caso o cidadão tenha imposto a pagar, o valor recolhido pelos DARFs vai ser descontado do saldo devedor. Se o contribuinte tiver imposto a ser restituído, o valor recolhido nos DARFs vai ser somado ao valor da restituição que ele vai receber.

Esses recursos permitem que idosos, adolescentes e crianças continuem recebendo atendimento ofertado por instituições sociais em todo o país.

Campanha

Com a campanha Destine Esperança e Dignidade, o MPAL busca conscientizar a população sobre a possibilidade de direcionar recursos, por meio do Imposto de Renda, para o Fundo da Criança e do Adolescente e para o Fundo da Pessoa Idosa.

A iniciativa é coordenada pela promotora de Justiça Marília Cerqueira.