O bom andamento das eleições municipais foi um dos temas abordados durante reunião da Rede Ouvir, composta por ouvidorias de várias instituições alagoanas, incluindo o Ministério Público do Estado. De acordo com o ouvidor Eduardo Tavares, com a chegada das eleições, medidas precisam ser tomadas para que a população consiga exercer o direito ao voto de maneira plena.
“Outro assunto debatido pelas ouvidorias foi um problema que é recorrente em Maceió, principalmente com a realização de grandes eventos, como o carnaval ou o São João, que é a atuação ilegal de pessoas que cobram uma tarifa a motoristas para que eles possam estacionar seus veículos em locais públicos, os chamados flanelinhas”, pontuou o ouvidor do MPAL.
Realizada na última quarta-feira (17), a reunião da Rede Ouvir contou com a participação do MPAL, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Governo do Estado e Município de Maceió.
Debate nacional
O papel das ouvidorias durante as eleições também foi debatido em outra reunião realizada nesta quinta-feira (18), desta vez pela Rede de Ouvidorias do Ministério Público, que abarca MPs de todo o Brasil, além de representantes da Ouvidoria do Conselho Nacional.
“As eleições são um assunto de grande importância pois a sua realização envolve o exercício de um importante direito, já que é o momento em que o cidadão escolhe os representantes políticos que melhor atendem aos seus interesses. Por esse motivo, tanto em nível regional como nacional, temos visto uma mobilização para que se construa uma agenda propositiva em prol da população”, destacou.