O procurador de Justiça Lean Antônio Ferreira de Araújo será oficialmente empossado no cargo de procurador-geral de Justiça de Alagoas (PGJ), na próxima segunda-feira (29), em cerimônia que ocorrerá no auditório Virgínio Loureiro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, a partir das 18h. Na ocasião, também haverá a entrega da Comenda Rodriguêz de Melo, a mais alta honraria conferida pelo Ministério Público do Estado de Alagoas, ao desembargador Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, que chefiou o MPAL entre abril de 2020 e março de 2024.

Em exercício no cargo de procurador-geral de Justiça desde março deste ano, Lean Araújo foi nomeado para a chefia do Ministério Público, pelo governador Paulo Dantas, em 6 de fevereiro, numa solenidade ocorrida no Palácio República dos Palmares.

A partir da posse, o novo PGJ chefiará o órgão ministerial pelos próximos dois anos, ou seja, até 2026. “Continuo afirmando que a escolha unânime do nosso nome é motivo de alegria e gratidão. Estarmos sendo reconduzidos à chefia do Ministério Público, 20 anos depois da última gestão que fizemos à frente dessa instituição, significa dizer que deixamos um legado que contou com a aprovação dos colegas que viveram àquela época conosco. Já para os mais recentes, tanto membros quanto servidores, que não acompanharam esse trabalho, mostramos o que foi feito e, claro, tudo o que ainda está porvir, como valorização profissional, e a defesa intransigente da lei e dos direitos do cidadão. Teremos muito trabalho e estamos cheios de disposição para seguir fazendo a transformação social que os alagoanos tanto precisam”, declarou Lean Araújo.

Histórico

Lean Antônio Ferreira de Araújo ingressou no Ministério Público de Alagoas em 26 de agosto de 1988, como promotor de Justiça substituto, após ser aprovado em concurso público. Ao longo de sua carreira, desenvolveu as atribuições como membro do MPAL em várias promotorias de Justiça, tanto na capital quanto no interior.

Ele já chefiou o Ministério Público do Estado de Alagoas por três vezes, tendo assumindo o assento de procurador-geral de Justiça nos biênios 1998/2000 e 2000/2002 e entre os meses de julho e dezembro de 2002.

Lean Antônio Ferreira de Araújo também já foi corregedor-geral do MPAL nos períodos compreendidos entre 2003 e 2004, 2006 e 2008 e 2017 e 2019. Já em 2020, ele foi eleito ouvidor do Ministério Público, sendo reconduzido à função para os anos de 2021 e 2022.

Em janeiro de 2023 foi escolhido para o cargo de subprocurador-geral Administrativo-Institucional, atuando na administração superior ao lado do então PGJ Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

O novo procurador-geral de Justiça, em paralelo a carreira como membro do MPAL, desenvolve atividades acadêmicas e atua como professor de Direito Penal. Ele é especialista em Processo, mestre em Educação e doutor em Direito Constitucional.

Comenda

Durante a cerimônia, o desembargador Márcio Roberto Tenório de Albuquerque será agraciado com a Comenda Rodriguêz de Melo, conferida pelo Ministério Público de Alagoas a personalidades “Amigas do MP Alagoano”. A honraria é uma forma do MPAL reconhecer todo o trabalho desenvolvido por ele quando esteve no comando da instituição. “É motivo de orgulho máximo para nós receber essa comenda. Termos chefiado o nosso estimado Ministério Público foi a maior experiência profissional que tivemos, afinal, estamos falando da casa a qual pertencemos por 37 anos, e que é a casa responsável pela promoção de Justiça ao povo”, comemorou o desembargador.