Para melhor atender a população, membros e servidores do Ministério Público de Alagoas participaram de capacitação sobre como requisitar dados do Tik Tok para fins de investigação, evento realizado nesta sexta-feira (26). A iniciativa foi promovida pelo Núcleo de Gestão da Informação (NGI) em uma parceria com a plataforma de rede social.
“Por meio dessa palestra, membros e servidores puderam compreender um pouco melhor sobre como funciona o portal de acesso a informações da rede social Tik Tok e quais informações esse portal tem a oferecer para que o poder público, quando autorizado judicialmente, possa solicitar e ter acesso aos dados necessários”, informou o coordenador do NGI, promotor de Justiça Hamilton Carneiro.
A palestra ficou a cargo do gerente de Relações com Autoridades da Persecução Criminal do Tik Tok, Paulo de Deus. No encontro, ele tratou sobre as políticas que regem a plataforma, a exemplo da transparência, bem como o relacionamento que a empresa mantém com as autoridades no sentido de facilitar o acesso à informação.
“Nós temos um portal que é dedicado às autoridades que atuam com investigação criminal no Brasil. Por meio desse portal, é possível que as autoridades acessem as informações dos usuários, sempre em conformidade com a legislação brasileira, para que as investigações sejam conduzidas e a justiça possa ser realizada”, afirmou.
A palestra foi promovida pelo NGI, PGJ e ESMP.