O caso estava com o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID) e foram muitas horas de buscas com a integração da rede, na tentativa de encontrar com vida o turista baiano Teobaldo Araújo Lima, de 82 anos, cujo corpo foi localizado por populares e resgatado por militares do Corpo de Bombeiros na Praia de Riacho Doce, no último dia 24, sendo encaminhado ao IML de Maceió.
Desde a terça-feira (23) a coordenação do Plid, tendo à frente a promotora de Justiça Marluce Falcão, após receber o Boletim de Ocorrência da Polícia Civil comunicou à rede de busca imediata do PLID/AL o desaparecimento do idoso, entrando em ação com prioridade neste caso, por se tratar de pessoa vulnerável. Iniciado o protocolo de buscas, envolvendo vários órgãos públicos, foram reunidas diversas informações, inclusive, através dos familiares atendidos pela equipe do Ministério Público.
Com a notícia compartilhada pelo delegado João Marcelo, da Polícia Civil, e confirmada pelo IML de Maceió, que teria sido encontrado um corpo na Praia de Riacho Doce, nesta capital, contamos com a ação eficiente do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas no resgate do corpo, dando início o processo de perícia médico-legal e identificação do cadáver pelos médico-legistas do IML, bem como pelos papiloscopistas do Instituto de Identificação de Alagoas, ambos da Polícia Científica, órgão que integra o PLIDAL.
O PLID/AL, através da equipe do MPAL, manteve contato e recepcionou os familiares do idoso desaparecido, que vieram à Maceió/AL, possibilitando um atendimento humanizado diante de uma situação de aflição e incertezas, reunindo todas as informações e documentos necessários para subsidiar o trabalho eficiente da Polícia Científica.
“Esta é uma realidade quase que diária do trabalho desenvolvido por pessoas capacitadas e vocacionadas, servidores públicos que representam diversos órgãos públicos que integram a rede de busca imediata do PLID/AL. Nossa missão é encontrar a pessoa desaparecida e restituí-la à família, mesmo que a notícia não seja encontrá-lo com vida, como ocorreu neste caso. A identificação do desaparecido, após sua morte, possibilitou que a família pudesse se despedir dignamente do seu ente querido, realizando as homenagens póstumas, o que muitas vezes não ocorre nestas circunstâncias, perpetuando-se um círculo de luto permanente, que causa dor e sofrimento a tantas famílias que ainda esperam por alguma notícia. Agradeço imensamente a esses heróis anônimos que prestam um serviço de relevância pública” , declara a promotora.
Caso
O idoso Teobaldo Araújo Lima veio a Maceió em uma excursão da terceira idade, com saída de Salvador. Segundo a filha tinha o costume de caminhar na praia e repetiu o hábito, na segunda-feira (22) ao sair do Porto Kaeté Hotel, às 7h08, conforme imagens de câmeras de segurança levantadas nos primeiros momentos das buscas pela Segurança Pública.
Noutra imagem, encontrada e extraída do site Foco Radical, levantada pela Perícia da Polícia Federal, a vítima do desaparecimento foi identificada caminhando no calçadão da orla de Maceió, sem camisa, aparentando tranquilidade. No final da tarde da quarta-feira (24) um corpo foi avistado boiando na Praia de Riacho doce, sendo resgatado a nado pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros do Mirante da Sereia, e identificado um dia após como sendo do turista baiano, após a Polícia Científica confirmar tecnicamente a identidade do corpo pelos profissionais do setor de Necropapiloscopia.
Ainda permanece desaparecido o idoso JOSÉ APARECIDO CEZÁRIO DA SILVA, de 72 anos, residente na Cidade de Mata Grande/AL – @sinalidplidal. Informações (82) 99182-0121/2122-5220.
- foto mostra idoso saindo do hotel