Na Reunião de Análise Estratégica desta terça-feira (30), os participantes puderam conhecer melhor o projeto “Sistema MP na Unidade”, desenvolvido pela coordenadora do Núcleo de Defesa da Saúde Pública (Nudesap), promotora de Justiça Micheline Tenório, e pela Diretoria de TI. As ações da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica (Asplage) para 2024 também foram abordadas durante o encontro.
Em sua apresentação, a promotora de Justiça Micheline Tenório explicou que o “MP na Unidade” tem como objetivo formar um banco de dados sobre as unidades básicas de saúde (UBSs), permitindo que os órgãos de execução obtenham diagnósticos da adequação e da estrutura do funcionamento da unidade.
Já a segunda parte da reunião foi voltada às ações a serem desenvolvidas pela Asplage ao longo de 2024. Em relação à Seção de Gestão Estratégica, destacam-se os painéis de BI para acompanhamento dos planos de atuação e do planejamento estratégico, bem como a elaboração de um plano de comunicação.
Ações
No que se refere à Seção de Escritório de Projetos Estratégicos, foi abordado o edital publicado em março deste ano para a proposição de projetos. Para os próximos meses, a Seção está se articulando para a realização do Prêmio Excelência e para o cadastramento de novos projetos para concorrer ao Prêmio CNMP, bem como a atualização das iniciativas já cadastradas.
Por fim, sobre as atividades desempenhadas pela Seção de Gerenciamento de Processos de Atividades, ressaltam-se os 105 fluxos que já foram mapeados até o momento na área-meio e na área-fim, além do cadastramento dos processos na plataforma Inova com o objetivo de criar uma memória institucional permanente. Há ainda a previsão de elaboração de uma oficina de processos para membros.
As apresentações ficaram a cargo da promotora de Justiça Stela Cavalcanti, que coordena a Asplage, e dos chefes das seções Thiago Alves da Silva (Gestão Estratégica), Renata Teixeira Cavalcante (Escritório de Projetos Estratégicos) e Alyson Elvis Balbino (Gerenciamento de Processos de Atividades).
Transparência
O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, parabenizou a todos pelas iniciativas apresentadas, aproveitando a oportunidade para informar que MPAL, MP de Contas e Tribunal de Contas do Estado assinaram nesta terça uma nota técnica com orientações gerais referentes a contratações públicas relacionadas aos festejos juninos, documento que tem como objetivo garantir a transparência e o controle de gastos.
Para mais informações sobre a nota técnica: clique aqui.