O Ministério Público de Alagoas (MPAL) representado pela assessora de Planejamento e Gestão, promotora de Justiça Stela Valéria Cavalcanti, marcou presença na 1ª reunião do Grupo de Trabalho (GT) instituído pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) cuja atribuição é a de discutir “Governança de Dados e Transformação Digital no Ministério Público”. A iniciativa tem como propósito promover a integração e a atuação coordenada entre as instituições estaduais como forma de inovação e potencialização no desempenho das atividades.
De acordo com o CNMP é imprescindível que haja no Ministério Público brasileiro uma eficiência organizacional e essa construção de uma atuação unificada, em rede, fomentando o conhecimento bem como os recursos disponíveis para uma maior e eficaz atuação fiscalizatória.
“O CNMP implantou um grupo de trabalho para discutir ações inovadoras que permitam aperfeiçoamento e o desenvolvimento de melhores práticas no âmbito analítico e fiscalizatório. Na verdade, o objetivo geral do GT é a integração dos MP’s estaduais facilitando a cultura analítica da área finalística e estruturante, baseado em evidências de dados. Participamos de um primeiro momento onde houve a apresentação dos seus integrantes e o reforço da importância do engajamento de todas as unidades ministeriais para, de forma unificada, mesmo com cada uma tendo suas particularidades respeitadas, promover a transformação almejada, trazer benefícios internos utilizando ferramentas tecnológicas ao compartilhar suas realidades”, declara a promotora Stela Cavalcanti.
Os trabalhos serão coordenados pelo conselheiro do CNMP, Moacyr Rey Filho que forma com mais sete pessoas escolhidas pelo presidente, Antônio Augusto Brandão de Aras, o Comitê Gestor. O GT terá a responsabilidade de encaminhar aos MP’s um questionário solicitando diagnóstico dos sistemas e bancos de dados utilizados e desenvolvidos por cada instituição nessa área.
No período de 27 a 29 de abril o GT participará de forma presencial de uma oficina a ser realizada em Brasília.