Com o objetivo de aprimorar o trabalho do Ministério Público do Estado de Alagoas na área do controle externo e da atividade policial, a promotora de Justiça Karla Padilha, titular da 62ª Promotoria de Justiça da Capital, cujas atribuições são desenvolvidas nesse campo de atuação, visitou, nessa segunda (13) e terça-feira (14), o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI).

Como a criação recente do Núcleo de Controle Externo no MPAL, Karla Padilha tem buscando, entre os MPs de todo o país, referências nacionais de atuação nessa área. “O objetivo é conhecer o desenvolvimento das atividades exercidas no Piauí, para que possamos replicar, fazendo as adaptações necessárias e, com isso, conseguirmos, de fato, implementar em termos de equipe, estrutura e dinâmica de funcionamento. Nessa seara, o Piauí é um exemplo, um modelo”, explicou ela.

O procurador-geral do Justiça do MPPI, Cleandro Moura, recepcionou a promotora do MPAL durante a visita institucional, ocasião na qual compartilharam experiências e particularidades de funcionamento sobre os respectivos Ministérios Públicos estaduais.

O modelo de atuação daquele Ministério Público também foi detalhado pela coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial do MPPI (Gacep/MPPI), promotora de Justiça Fabrícia Barbosa, e pela promotora de Justiça Lenara Batista. Dentre outras coisas, elas falaram sobre estrutura e funcionamento do Grupo.

Karla Padilha ainda teve a oportunidade de acompanhar os trabalhos do Gacep/MPPI e conhecer a Corregedoria-Geral do Ministério Público do Piauí.

A Promotoria do MPAL

Karla Padilha é titular da 62ª Promotoria de Justiça da Capital, que tem atribuições para atuar em demandas judiciais e extrajudiciais relacionadas a defesa da segurança pública e do controle externo da atividade policial.

Com informações e fotos do MPPI*.