O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) e a Grande loja Maçônica do Estado de Alagoas assinaram, nesta terça-feira (15), um termo de parceria para a disseminação da cartilha “Sou do bem, digo não à corrupção!” em todas as lojas do estado. O convênio foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, pela promotora de Justiça Stela Valéria Cavalcanti, pelo Grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Alagoas, Jorge Ferreira da Guia Filho.

O chefe do Ministério Público mostrou-se lisonjeado com a parceria, ao tempo que ressaltou sua grande valia como orientação para tantos jovens que precisam assimilar seus direitos e deveres.

“Oportunamente, parabenizo a doutora Stela, autora da cartilha, e o servidor Miguel , gerente do projeto, que contribuiu na confecção, pela fundamental importância desse material nas mãos de cada cidadão, já que é uma grande ferramenta de prevenção à corrupção. Ao tempo que quero externar a felicidade de fecharmos essa parceria com a grande loja maçônica. Essa não será a última parceria que fazemos, certamente outras virão, pois tenho convicção, enquanto maçom, do importante trabalho desenvolvido pela maçonaria e prol da sociedade alagoana”, declarou Márcio Roberto.

A promotora de Justiça Stela Cavalcanti reforçou em sua fala o objetivo da cartilha, enfatizando que a cartilha ajudará a conscientizar a juventude, bem como a sociedade em geral, no combate à corrupção

“Na promotoria em que atuo, lido com vários tipos de corrupção e a ideia do projeto foi para que, de forma educativa, a cartilha chegasse aos alunos, às universidades, para que todos tivessem acesso. Queremos que a sociedade tenha conhecimento, entendendo que combatendo as pequenas corrupções, as grandes certamente serão evitadas, contribuindo assim para um futuro melhor”, enfatizou Stela Valéria.

Para o servidor e gerente do projeto, Antônio Miguel dos Santos, notar que o propósito está sendo atingido é o lucro maior.

“Ao elaborarmos a cartilha pensamos nela para estudantes das redes públicas estadual e municipal, mas fomos acionados por instituições que queriam trabalhar seu conteúdo, assim idealizamos, também, trabalhar junto à Maçonaria. Nossos jovens maçons são educados com os mesmos valores que aprendemos no Ministério Público e a maçonaria busca proporcionar uma base educacional sólida. Fico lisonjeado em servir de ponte para essa parceria”, concluiu Antônio Miguel.

Em seguida, o grão-mestre Jorge Ferreira falou da satisfação pela assinatura da parceria, reconhecendo que a cartilha será um ganho para todos.

“A maçonaria alagoana sente-se honrada em participar dessa parceria com o Ministério Público algo inédito para nós. A cartilha será distribuída para todas as lojas de Alagoas e não somente para os jovens, mas para pais, filhos, netos e entendemos que essa parceria só vem a beneficiar toda a maçonaria”, afirma Jorge Ferreira.

O grande mestre da Ordem DeMolay , Orlando Costa Júnior, acredita que a parceria motivará os jovens da maçonaria.

“É a primeira vez que galgamos algo desse tio, inédito, e levamos às nossas fileiras. A ordem deMolay traz uma série de benefícios para a sociedade, focando família, honestidade, entre outros. A grande loja é apoiadora da juventude alagoana e aproximá-la com as esferas do nosso estado é muito importante. Espero que essa parceria seja apenas o começo”, diz Orlando Costa Júnior.

Pela Maçonaria, finalizou as manifestações o venerável mestre e presidente da Loja Maçônica SJE 22, Marcelo Otaviano de Albuquerque Ribeiro.

“Participar deste momento produz uma satisfação imensurável, principalmente repr4eentando a loja. Não tenho dúvida de que o projeto, abraçado por essa atual gestão, dará certo. Dessa forma, dando as mãos, ganha o Ministério Público, as crianças, jovens e toda a sociedade alagoana”, afirma Marcelo Otaviano.

Também se fizeram presentes no momento da assinatura, o assessor especial do grão-mestre, Marcone Rocha de Lira de Melo, e o grande secretário de Comunicação Social para Eventos e Promoções, Silvano Batista da Silva.

O prazo de vigência da parceria é de 12 meses a contar da data da respectiva assinatura, podendo ser prorrogado de acordo com o interesse dos partícipes. Compete à Loja Maçônica São João da Escócia a utilização da cartilha “Sou do Bem, Digo Não à Corrupção” em atividades educativas realizadas pela Grande Loja Maçônica do Estado de Alagoas.

Fotos: Claudemir Mota