O ouvidor do Ministério Público do Estado de Alagoas, Eduardo Tavares, participou, nessa quinta-feira e sexta-feira (16 e 17), da 70ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP), que ocorreu no edifício-sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Durante dois dias, os representantes das Ouvidorias dos MPs de todo o país trocaram experiências e debateram questões relativas ao aperfeiçoamento do trabalho que atende diretamente à população de cada estado.
Para Eduardo Tavares, esses encontros sempre permitem o aperfeiçoamento dos ouvidores. “A troca de experiências tem sido a tônica desses importantes encontros que, no mês de julho de 2024, ocorrerá em Maceió, no nosso Ministério Público. O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, já nos garantiu todo o suporte necessário para que possamos fazer um grande evento, capaz de levar mais troca de conteúdo e conhecimento, de modo que possamos acolher, cada vez melhor, os anseios da sociedade”, afirmou ele.
No primeiro dia do encontro, Cristina Ayoub Riche, fundadora da Ouvidoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-presidente do Instituto Latinoamericano de Ombudsman- Defensores del Pueblo (ILO), falou sobre as experiências no Instituto. Na sequência, houve a palestra da juíza-ouvidora do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávia Martins, que apresentou dados e a experiência de seu trabalho no STF.
Já nesta sexta-feira (17), o evento seguiu com a palestra “Violência contra a mulher em dados” e a apresentação do projeto “Vozes da Ouvidoria: cuidando de quem cuida”.
A 70ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público foi organizada pela presidente do CNOMP, Jussara Maria Pordeus e Silva, que abriu o encontro pedindo um minuto de silêncio em solidariedade às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. O ouvidor do MP gaúcho, Mauro Henrique Renner, participou por videoconferência e agradeceu o apoio que o estado tem tido de todo o Brasil.
Na sequência, Jussara Maria Pordeus e Silva cumprimentou a todos os presentes e agradeceu ao MPRJ pelo acolhimento ao evento. “Esse é um encontro nacional de extrema importância para todos nós. As ouvidorias dos MPs devem estar sempre próximas do cidadão, promovendo o contato, ouvindo e encaminhando as demandas que são recebidas”, destacou ela.
Com informações e imagens do MPRJ.