O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, dando sequência ao preenchimento dos cargos de analista da área jurídica e de assistente de procuradorias de Justiça empossou, nesta segunda-feira (27),  seis novos servidores do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). Nos últimos dois anos, mais de 60 profissionais já foram incorporados aos quadros da instituição.

Os novos analistas são Osmar Ferreira do Amaral Júnior Wanderley, Natália Vila Nova Alves de Lima, Ricardo Rodrigues Lins, Daniela Carneiro de Albuquerque Cabral, Rayssa Barbosa Costa. Eles desempenharão suas atividades nas 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Santana do Ipanema, 63ª Promotoria de Justiça da Capital, Promotoria de Justiça de São José da Lage, Assessoria Técnica e 62ª Promotoria de Justiça da Capital.

Já Rafael Brasil Nunes se tornou assistente da 3ª Procuradoria de Justiça Criminal. Os novos servidores receberam as boas-vindas do chefe do MPAL: “Sejam bem-vindos ao nosso Ministério Público, aqui vocês formarão uma nova família, onde terão uma convivência harmoniosa com os demais colegas. O acolhimento é um diferencial de quem trabalha nesta casa e cada um e cada uma vai perceber isso. Também é importante ressaltarmos que, nesta instituição, promotores, procuradores, servidores, colaboradores e estagiários têm o mesmo tratamento baseado na horizontalidade. O que a gente entende é que todos juntos servimos a quem está lá fora e precisa da prestação de serviço do Ministério Público. Esse, sim, tem que ser o maior compromisso de todos nós”, declarou Lean Araújo.

Daniela Carneiro de Albuquerque Cabral discursou após ser empossada: “Não é em todo lugar que a gente vê o reconhecimento à carreira do analista jurídico, então, acho importante isso ser pontuado aqui como forma de agradecermos por essa valorização. Nosso desejo é poder contribuir para o aprimoramento do trabalho do Ministério Público”, disse ela.

Ricardo Rodrigues Lins também comemorou a posse: “O Ministério Público é o órgão que atua na garantia dos valores constitucionais, que trabalha em defesa dos direitos difusos coletivos, que protege a sociedade. Ele promove suas atribuições em busca de justiça, e nós estamos para ajudar em todo esse processo”, garantiu.

A cerimônia de posse foi acompanhada por membros, dentre eles, o subprocurador-geral Administrativo Institucional, Walber Valente de Lima, e o chefe do gabinete, promotor de Justiça Humberto Bulhões, pela diretora de Recursos Humanos, Dilma Queiróz, e por servidores e familiares dos empossados.

Funções dos cargos

Os analistas devem exercer suas atribuições de prestar auxílio técnico-jurídico às atividades processuais e extraprocessuais do Ministério Público, acompanhar o andamento de processos judiciais, inquéritos policiais ou civis ou procedimentos administrativos sob a presidência do órgão ministerial e auxiliar na realização de audiências, reuniões e sessões, referentes à execução de atividades processuais ou extraprocessuais do membro da instituição.

Já os assistentes têm a missão, dentre outras coisas, de realizar serviços auxiliares de apoio técnico e administrativo, atuar diretamente no assessoramento imediato de promotorias e procuradorias de Justiça em atividades fim e meio, elaborar minutas de documento, fazer triagem para atendimento ao público, organizar atividades da agenda funcional e controlar correspondência.