O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), Lean Araújo, participou, nessa quinta-feira (12), da posse solene do novo presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior. Ele já havia sido empossado administrativamente há duas semanas. O chefe do MP mineiro conduzirá o órgão até dezembro deste ano, quando se encerrará o seu quarto mandato à frente do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
“O colega Jarbas Soares foi eleito por aclamação pelos demais procuradores-gerais, e isso já diz muito sobre o que ele representa para a instituição. Carrega consigo os valores e missões do Ministério Público brasileiro e, certamente, conduzirá com equilíbrio e sabedoria o CNPG, este importante colegiado que congrega homens e mulheres que trabalham para o fortalecimento do MP e em defesa da sociedade”, afirmou Lean Araújo, ao desejar uma gestão exitosa ao novo presidente.
A solenidade foi prestigiada por mais de 500 pessoas e aconteceu no Auditório Juscelino Kubitschek, na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.
Mais soluções e menos ações
Segundo o presidente do CNPG, Jarbas Soares Júnior, o Ministério Público está passando por uma fase de transição pós-Operação Lava Jato: “Nossa ideia é organizar com os procuradores-gerais um modelo de Ministério Público mais voltado para resultados do que para processos. Então é uma construção coletiva. O Brasil inteiro está participando e nós acreditamos que teremos muito sucesso nisso”, disse ele.
Jarbas Soares destacou ainda que, em sua gestão à frente do CNPG, iniciada há poucos dias, já foram criados grupos nacionais importantes, que contemplam o envolvimento de todos os ministérios públicos brasileiros. “Criamos um grupo por conta das mudanças climáticas e os problemas ambientais; outro para solidificar o combate à sonegação fiscal e fortalecemos também a comunicação do Ministério Público, pois precisamos levar para a sociedade o que nós estamos fazendo”, completou.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, elogiou Jarbas Soares como um cidadão dedicado, exemplar e de profissionalismo e talento consumados.