O Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da 44ª Promotoria de Justiça da Capital (Infância e Juventude), marcou presença em um evento realizado na Escola Municipal Dr. Pompeu Sarmento. A iniciativa, que incluiu uma campanha de vacinação e a distribuição de absorventes, surgiu após a instauração de procedimentos para atender a uma demanda identificada pelo MPAL.

O promotor de Justiça Alberto Tenório destacou a importância de iniciativas como essa para a promoção da saúde e do bem-estar dos jovens. “Nosso objetivo é garantir que as crianças e adolescentes tenham acesso não apenas à saúde física, mas também a insumos básicos que muitas vezes são negligenciados, como os absorventes, essenciais para a dignidade das jovens”, afirmou.

Em maio deste ano, durante uma inspeção na Escola Municipal Dr. Pompeu Sarmento, foi observado um cartaz feito pelas alunas solicitando a entrega de absorventes. Esse pedido sensibilizou o promotor de Justiça, que percebeu que a legislação sobre a distribuição de absorventes nas escolas não estava sendo cumprida. “Aquilo me chocou e achei importante. Então, solicitei à Prefeitura Municipal de Maceió que ampliasse essa entrega não apenas na escola em questão, mas em todas as escolas municipais”, explicou.

Além da distribuição de absorventes, o evento também incluiu uma campanha de vacinação abrangente. “A vacinação ocorreu simultaneamente à entrega dos absorventes, vacinando mais de 100 pessoas, incluindo moradores da região. Não foi exclusivamente para os alunos, mas aberto a qualquer pessoa da comunidade”, destacou o promotor.