Ministério Público do Estado de Alagoas

INOVA | Sistema de Gestão de Projetos e Processos

APP APRENDER A PROTEGER

Tipo: Projeto                                 Área Regional: Município de origem não informado

Status: Em execução                   Unidade: Unidade de origem não informada

::: Problema/ Oportunidade

Projeto destinado à criação de um aplicativo para aparelhos celulares que possa ser disponibilizado para todos os profissionais da educação, com o intuito de auxiliar os mesmos na IDENTIFICAÇÃO, TIPIFICAÇÃO, ABORDAGEM e ENCAMINHAMENTO dos casos de violência contra crianças e adolescentes, além de tornar ainda mais acessível a realização de denúncia de situações abusivas existentes em famílias, violências que, na maioria das vezes, envolvem os próprios pais. Cabe ressaltar que a exposição à situações de violência afetam significativamente a vida presente e futura destes menores, haja vista que ocorrem em um período que a criança está em desenvolvimento, carecendo de um ambiente saudável e com plena dignidade. Infelizmente, por muitas vezes as crianças e adolescentes vivenciam em suas famílias agressões, humilhações, ameaças, além dos mais diversos tipos de violências domésticas. Portanto, é imprescindível conhecer os indicadores para ler os sinais destes abusos vivenciados no ambiente familiar – incluindo violência doméstica contra a mulher – que reverbera na vida destes menores e podem ser identificadas no ambiente escolar. Não se trata apenas de um aplicativo de denúncia, e sim de um instrumento de orientação que em conjunto com a disseminação de informações irá auxiliar e alertar os profissionais da educação, instruindo-os a estarem atentos aos indícios de violência que a criança apresenta em ambiente escolar. A finalidade do Aplicativo é promover para as equipes de gestão escolar, os professores, os profissionais de educação e familiares atividades formativas e informativas para criar uma cultura de proteção para crianças, adolescentes e suas respectivas famílias, além de socializar conteúdos para trabalhos com as crianças visando assegurar a celeridade em medidas de autoproteção.

::: Objetivo

Os Objetivos Específicos consistem em: 1. Gerar uma rede de aprendizagem acerca dos direitos, da proteção e prevenção destinadas às crianças e adolescentes, além do enfrentamento da violência sexual de criads e situações abusivas vivenciadas na família; 2. Criar uma agenda estadual de enfrentamento à violência sexual contra crianças, adolescentes e suas respectivas famílias para engajamento das escolas públicas e privadas das redes Municipais e Estaduais, integrando todos os 102 municípios Alagoanos; 3. Estimular a criação de Comitês ou Instâncias Colegiadas em cada escola visando a atuação e protagonismo na observação, análise, tratamento e encaminhamento dos casos de violência sexual, além de situações abusivas no ambiente familiar, fatores que podem ser observados
pelos profissionais de educação; 4. Mobilizar Escolas Estaduais e Municipais para inserir a discussão sobre a PREVENÇÃO E AUTOPROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES CONTRA A VIOLÊNCIA SEXUAL E SUAS RESPECTIVAS FAMÍLIAS; 5. Criar um canal de comunicação para as questões da violência e situações vivenciadas por crianças, adolescentes e familiares, partindo da intervenção do profissional de educação para o disk 100 e Ouvidoria do Ministério Público Estadual.

::: Escopo

Dados não informados

::: Não Escopo

Dados não informados

::: Premissas

Dados não informados

::: Restrições

Dados não informados

RESPONSÁVEIS

ANA CAROLINA AMORIM SANTOS

CLÁUDIO LUIZ GALVÃO MALTA

DIOGO.FONSECA

GUSTAVO.ARNS

MARCEL DE CASTRO VASCONCELOS

ROBERTO FILIPE DE ALMEIDA COIMBRA

WESLEY DE OLIVEIRA CAVALCANTE

CONTATOS

(82) 2122-3500

(82) 2122-3691

(82) 2122-3500

(82) 2122-3520

(82) 2122-3544

(82) 2122-3544

(82) 2122-3544

Anexos