Ministério Público do Estado de Alagoas
INOVA | Sistema de Gestão de Projetos e Processos
MINISTÉRIO EM PÚBLICO
Tipo: Projeto Área Regional: Município de origem não informado
Status: Sobrestado Unidade: Unidade de origem não informada
::: Problema/ Oportunidade
Em municípios do interior de Alagoas, sobretudo os que possuem muitos povoados distantes, é comum um déficit ainda maior, por parte do Poder Público, da oferta dos serviços que garantam os direitos básicos dos cidadãos.
Mais do que a carência na tutela de seus direitos básicos, há um distanciamento dos órgãos que integram o sistema de justiça, fazendo com que os moradores destas regiões distantes não conheçam a função de tais órgãos e como estes podem contribuir na mudança de realidade local.
Sendo assim, embora já existam louváveis iniciativas de outros Promotores de Justiça de visitas à povoados em diversos municípios alagoanos, o objetivo específico deste projeto é proporcionar uma ação multifacetária na comunidade, dando a sensação de pertencimento e de que os seus direitos básicos podem e devem ser reivindicados e atendidos.
::: Objetivo
Para tanto, o objetivo do processo é realizar, bimestralmente, visitas às comunidades do município de Atalaia (mapeadas segundo calendário previamente definido), onde serão realizadas as seguintes ações, ao longo de uma semana:
– Realização de audiência pública para tratar dos seguintes temas: saúde, educação, segurança e mobilidade urbana.
– Realização de ciclos de palestras (cada tema em um dia) na (s) escola (s) locais, com os seguintes temas:
Direitos da mulher e combate à violência de gênero;
Uso de drogas e suas consequências;
Palestra sobre corrupção, moral e ética;
combate ao abuso sexual.
– Já nas escolas, verificar a qualidade da merenda escolar e da água potável (parceria com o projeto sede de aprender).
– Parceria com a Defensoria Pública para a realização, durante esta semana, do expresso da cidadania.
– Realização de concurso de redação, com premiação para o vencedor (pretendese a utilização de verbas de transação penal para a aquisição de notebooks ou tablets).
– Articulação com a secretaria de saúde para a realização de mutirões de higiene bucal nas escolas e ações de prevenção à saúde, para o público em geral.
– Visita à projetos sociais ou ONGs, a fim de verificar a possibilidade de auxílio às suas ações através de verbas oriundas de transação penal.
– Em articulação com o Poder Judiciário local, realizar mutirão de audiências no próprio povoado.
– Articulação com a Prefeitura de Atalaia, o Estado de Alagoas e Faculdades privadas para a realização de biblioteca itinerante, em que serão premiados os leitores mais assíduos.
A ideia é que anualmente, para alunos do último ano do ensino médio, possa ser ofertada bolsa de estudo em instituição de ensino superior para cursar faculdade.
::: Escopo
O projeto visa realizar uma espécie de “mutirão” de ação interinstitucional, com um sem-número de benefícios à população, proporcionado o sentimento de que os habitantes dos povoados distantes também possuem os mesmos direitos dos demais, sabendo como exigi-los. Além do mais, visa mapear as principais demandas locais quando da realização da audiência pública, que serão registradas e objeto de instauração de procedimentos na 1ª Promotoria de Justiça de Atalaia para acompanhar, fiscalizar e cobrar dos entes responsáveis a garantia dos direitos fundamentais dos habitantes da comunidade visitada. Ademais, com o ciclo periódico de discussão de temas importantes nas escolas, busca-se se criar a cultura de estímulo à cidadania em relação a pontos sensíveis da formação do caráter dos jovens.
::: Não Escopo
Dados não informados
::: Premissas
Dados não informados
::: Restrições
Dados não informados
RESPONSÁVEIS
BRUNO DE SOUZA MARTINS BAPTISTA
LUIZ BRITO
CONTATOS
(82) 9 9117-6996
(82) 2122-3500