Contribuir, compartilhar conhecimentos que acrescentem na vida militar para uma atuação correta, sempre guiada pelas leis e sem justificativas para eventuais equívocos. Dentro da visão de aperfeiçoamento da coordenação do Curso de Formação de Oficiais (CFO), da Polícia Militar de Alagoas, a promotora de Justiça Karla Padilha, do Controle Externo da Atividade Policial, foi convidada e ministrou três palestras, nesta sexta-feira (8) para os futuros tenentes da corporação.

A primeira palestra teve como tema “Controle Externo e a Garantia da Legalidade das Atividades Policiais” focando no papel do Ministério Público no monitoramento das ações das polícias Civil e Militar que culmina na fiscalização das boas práticas dos agentes de segurança, na ética e legalidade durante suas ações.

Num segundo momento, a promotora discorreu sobre “A intervenção do Ministério Público em Casos de Abuso de autoridade e Direitos Humanos”, um trabalho diário da Promotoria de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial que busca a identificação e cobra responsabilização de policiais que violam os direitos humanos, excedendo-se em suas abordagens.

Por fim, veio a explanação sobre os “Desafios na Colaboração entre o Ministério Público e as Instituições Policiais para a Segurança Pública”, momento em que foi enfatizada a forma com a qual o Ministério Público trabalha conjuntamente com as forças de segurança e quais os desafios enfrentados para que haja uma segurança pública eficaz e fundamentada nos direitos legais.

Para a promotora Karla Padilha, “os temas são de grande relevância para aprimoramento do conhecimento dos futuros oficiais mas servem também para desmistificar algumas percepções equivocadas a respeito da atuação da 62ª Promotoria de Justiça no tocante às atividades policiais”.