Hoje foi dia de celebração no Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). Durante a manhã desta terça-feira (12), ocorreu a solenidade do Prêmio “Excelência em Gestão de Projetos”, iniciativa que tem o objetivo de reconhecer, anualmente, seis projetos estratégicos de sucesso, bem como os melhores gerentes das equipes que integram essas iniciativas. A cerimônia premiou ações coordenadas tanto por promotores de Justiça quanto por servidores.

A solenidade foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, que ressaltou a importância da honraria:Esse prêmio, para além de reconhecer as iniciativas mais revelantes desenvolvidas durante o ano, é uma forma da instituição, agradecer, valorizar e incentivar ainda mais o comprometimento de cada membro e servidor na área de planejamento e gestão dentro do Ministério Público de Alagoas. Idealizar, elaborar e por em prática essas ações estratégicas é uma tarefa desafiadora e que exige compromisso e dedicação extra ao trabalho. E, claro, a gente também entende que essas iniciativas ajudam na promoção de transformação social que tanto desejamos”, declarou o chefe do MPAL.

A assessora de planejamento estratégico do Ministério Público (Asplage), Stela Valéria Cavalcanti, também reconheceu a importância da premiação. “São projetos alinhados ao planejamento estratégico da nossa instituição que mostram o quanto seguir os objetivos traçados, as estratégias e iniciativas previstas no nosso plano estratégico, bem como nos planos gerais de atuação dão frutos positivos. Continuaremos trabalhando nesse contexto de incentivar membros e servidores a planejarem suas ações, assim, torna-se mais fácil alcançarmos grandes resultados”, disse ela.

A comissão julgadora do prêmio foi formada, além dela, pelo subprocurador-geral Administrativo Institucional, Walber Valente de Lima, e pelos pelos promotores de Justiça Adriano Jorge Barros e Adriana Gomes. E, para os vencedores, esse colegiado levou em consideração critérios como alcance social, alinhamento ao planejamento estratégico do Ministério Público, produção de resultados efetivos, contribuição para os indicadores e metas institucionais e nível de abrangência das ações e seus respectivos resultados.

Os vencedores da área fim

Na área-fim, o grande vencedor foi o projeto “App Aprender a proteger”, do promotor de Justiça Cláudio Malta, coordenador do Núcleo de Defesa da Infância e Juventude, e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). “Infelizmente, nós ainda somos uma sociedade permissiva, e a violência sexual não está longe das nossas casas, não está longe das nossas famílias, não está longe dos lugares onde os nossos filhos estão. Então, ou a gente toma uma atitude diante dessa situação tão trágica, ou vamos continuar produzindo um ciclo perverso de violência que não acaba mais, e esse aplicativo veio justamente para servir de ferramenta para que a rede de proteção e a sociedade possam denunciar os abusadores. Eu quero agradecer muitíssimo a escolha desse projeto para a conquista do 1º lugar”, discursou.

A iniciativa “O Preço do crime – reparação penal com responsabilidade social”, das promotoras de Justiça Karla Padilha e Marluce Falcão, ficou em 2º lugar, enquanto o “Selo Amigo da Socioeducação”, da promotora de Justiça Marília Cerqueira, foi reconhecido como a terceira melhor iniciativa deste ano de 2024.

Os premiados da área meio

Na área meio, o 1º lugar ficou com o projeto “Construindo caminhos para uma nova liderança”, da servidora Maria Helana Cavalcante Fernandes. “Esse prêmio é de todos os servidores, de todos os integrantes do Ministério Público que se envolveram com essa iniciativa. Introduzir a temática da inteligência emocional dentro instituição foi bem desafiador, mas eu acreditei na causa, e hoje estamos aqui, recebendo esse reconhecimento. Estou muito feliz”, disse ela.

A campanha “Todas as formas de amor”, da Diretoria de Comunicação, conquistou o 2º lugar. Já o projeto “(Re) Conexão”, da Escola Superior do MPAL, ficou com a 3ª colocação.

E ainda teve premiação para os melhores gestores de projetos. Os troféus de 1º, 2º e 3º lugares foram entregues aos servidores Maria Helena Cavalcante Fernandes, Maria Cristina Mendes Cavalcante Bispo e Nílton dos Santos Ferreira Júnior.