O auditório do Ministério Público de Alagoas (MPAL) foi a sede de mais uma reunião do Fórum Alagoano de Mudanças Climáticas (FAMC), realizada nessa terça-feira (12), com as presenças dos promotores Lavínia Fragoso, titular da 5ª PJC (Recursos Hídricos), e Alberto Fonseca, titular da 4ª PJC (Defesa do Meio Ambiente).Na oportunidade, ambos ressaltaram a importância das discussões e medidas encaminhadas pelo Fórum, tendo em vista a urgência de ações que possam mitigar ou reduzir os impactos das mudanças climáticas no planeta.

“A situação merece atenção, e eu acredito em melhorias quando há um engajamento do poder público, da sociedade civil e dos especialistas”, apontou a promotora Lavínia Fragoso.

Os participantes também elencaram que esta semana está ocorrendo no Azerbaijão a COP 29, principal Conferência Mundial sobre o Clima e que trata das medidas necessárias para reduzir as mudanças climáticas.

Ainda no encontro realizado na sede do MPAL, os integrantes do FAMC tiveram como pautas principais: aprovação da ata referente à primeira reunião ordinária; planejamento anual para 2025; composição das Câmaras Técnicas; participação do Fórum na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente.

Sobre o FAMC

Criado por meio do Decreto nº 94.192, de 26 de outubro de 2023, o FAMC representa um esforço colaborativo entre a sociedade civil, o setor produtivo e o governo para construir um futuro mais sustentável e resiliente.

A presidência do Fórum é ocupada por Fabricy Carneiro, atual gerente de Mudanças Climáticas na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que coordenou a reunião dessa terça-feira (12) no MPAL.

Entre as atribuições do FAMC, destacam-se a assistência na criação de políticas públicas eficazes, a conscientização da sociedade sobre a importância das mudanças climáticas e a estruturação do Plano Estadual de Mudanças Climáticas. Além disso, o Fórum é um espaço para mobilizar a sociedade, estimular a gestão empresarial sustentável e promover outras ações de combate às mudanças climáticas.