No dia 13 de novembro, a promotora de Justiça Lidia Malta, esteve em Brasília-DF para participar do VII Encontro Nacional do Ministério Público do Tribunal do Júri, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Lidia Malta esteve no evento representando o Ministério Público de Alagoas (MPAL), e contribuiu ativamente para o debate sobre a atuação das promotoras de justiça no Tribunal do Júri.

Durante o evento, Lidia Malta participou do painel “A Atuação da Promotora de Justiça no Júri”, mediado por Anne Karine Lousich Hugueney Wiegert, do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). O painel contou também com as expositoras Carol Vieira da Ros (MPSP) e Lívia Carla Guadanhim Bariani (MPMS) e teve como objetivo discutir as conquistas alcançadas e a importância da representatividade feminina em um campo historicamente dominado por homens.

Em sua fala, a promotora de Justiça Lidia Malta destacou a relevância da presença feminina no Tribunal do Júri, compartilhando suas experiências práticas ao longo de sua carreira. Ela ressaltou a importância da atuação ética e a constante busca pela justiça.

Lidia Malta também falou sobre sua abordagem no tribunal. “Ao subir à tribuna, vestimos a toga e assumimos uma grande responsabilidade, deixando de lado nossas individualidades para nos tornarmos curadoras da vida. Hoje, vejo que o maior desafio é conferir à vida o valor que ela realmente tem. Se não há respeito pela vida, pouco mais pode ser construído em uma sociedade. Humanizar a sociedade é nossa missão e, como mulheres, carregamos uma sensibilidade única, essencial para o despertar social”.

O evento foi uma oportunidade única para promover o intercâmbio de experiências e fortalecer a atuação do Ministério Público no Tribunal do Júri, com um olhar atento à igualdade de gênero e ao papel das mulheres na transformação do sistema de justiça.