Reforçando a parceria entre as instituições, o procurador-geral de Justiça Lean Araújo e o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fernando Tourinho, cumpriram agenda em reunião ocorrida no prédio-sede do Poder Judiciário, em Maceió, na manhã desta quarta-feira (27), ocasião em que trataram da cessão de espaço da antiga Turma Recursal de União dos Palmares, para o Ministério Público de Alagoas. Na comitiva do chefe ministerial estiveram o ouvidor-geral Eduardo Tavares, o promotor de Justiça Marcus Mousinho e o diretor-geral Carlos Eduardo Ávila Cabral.

Ao todo, conforme planta apresentada durante a reunião, dentro do prédio do Tribunal de Justiça, o Ministério Público de Alagoas ocupará sete salas, dentre elas um auditório, quatro salas que abrigarão as Promotorias de Justiça de União dos Palmares e uma sala para estrutura de apoio.

“Ficamos lisonjeados com a reafirmação dessa parceria entre TJ e MP, pois quando a integração entre órgãos se estabelece ganham todos, inclusive a sociedade. Esse é um momento histórico e torcemos que novas oportunidades similares se concretizem”, ressalta Lean Araújo.

Ficou acordada a assinatura de um termo para respaldar a cessão entre o MPAL e o TJAL, também agendada a inauguração do prédio que levará o nome de José Praxedes Filho, em homenagem ao pai do desembargador Otávio Praxedes que são naturais de União dos Palmares.

Numa construção conjunta entre o presidente do TJAL e o chefe ministerial, ficou idealizada a elaboração de parceria para que nas próximas construções de prédios institucionais seja planejado para que o Judiciário e o MP possam ocupar uma mesma área, o que redundaria em melhor aproveitamento dos recursos públicos com a otimização de custos e agilidade na prestação de serviços à população alagoana.

“No nosso entendimento, essa será uma grande conquista, está na hora de pensarmos cada vez mais na população. Com essa acomodação conjunta haverá facilitação não somente para juízes e promotores, mas para o cidadão no tocante ao acesso e atendimento dos seus interesses”, explica Fernando tourinho.

Lean Araújo reafirmou a importância da unificação e ressaltou as vantagens administrativas, sugerindo a assinatura de um Termo de Cooperação neste sentido.