A questão é continuar valorizando e proporcionando aos membros e servidores do Ministério Público de Alagoas (MPAL) um local digno de trabalho e, obviamente, para a recepção de todo cidadão penedense. E assim, o procurador-geral de Justiça em exercício, Valter José de Omena Acioly, ladeado pelos promotores de Justiça naturais, Sitael Jones Lemos, Eládio Estrela e Wesley Fernandes, também do diretor-geral da instituição, Carlos Eduardo Àvila, assinou, com o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes e o engenheiro civil João Elias, nessa quarta-feira (16), a ordem de serviço para a construção do prédio-sede das Promotorias de Justiça. A obra está orçada em R$ 2 milhões e cento e vinte mil reais.

Ter uma sede própria é um sonho antigo dos promotores que há tanto defendem a sociedade local. No momento, as promotorias funcionam em um prédio alugado e mais centralizado, porém, anteriormente, eram acomodadas em um casarão com escadaria e sem acessibilidade. A notícia foi bem aceita por todos.

O PGJ em exercício, Valter Acioly, em seu discurso, enfatizou que esse projeto já havia sido colocado como prioridade e que o momento é de orgulho.

“Posso afirmar que estamos todos de parabéns, pois nesta manhã, aqui em Penedo, damos o pontapé para um acolhimento a altura dos nossos colegas promotores de Justiça que aqui trabalham, há tanto tempo, com compromisso, fazendo o bem, defendendo a sociedade penedense. A construção da sede das promotorias era questão de honra para nós, diante de anseios tão antigos, sofrendo retardamento por conta da pandemia. Quero agradecer em nome da instituição ao prefeito que, entendendo a importância do nosso trabalho, o valor do ministério público na vida de cada cidadão, dispôs-se a ser parceiro com a doação do terreno. Os promotores terão um local digno para desenvolver suas atividades e o povo de Penedo uma casa mais aconchegante para recebê-lo, com acessibilidade, e muito respeito”, afirma o chefe ministerial em exercício.

Valter Acioly ainda parabenizou os colegas que atuam em Penedo e ressaltou que o Ministério Público de Alagoas prima pelo diálogo e bom tratamento a todos.

“A administração atual tem-se consagrado pelas conquistas, solução de conflitos sem confronto, com diálogo. Aqui temos um trabalho desempenho dos nossos colegas, esse novo MP tem sido de investimento para que a gente se inspire na construção de uma sociedade sem preconceito ou discriminação. O MP investe numa nova esfera, onde quem dele precise seja sempre acolhido da melhor forma. Agradecemos aos colegas pelo grande trabalho desenvolvido em Penedo”, concluiu.

O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, mostrou-se satisfeito em firmar parceria, reconhecendo a importância do trabalho do Ministério Público.

“Colocamos à disposição uma área considerada boa para as instalações do MP, foi avaliado o terreno, considerado adequado, e em seguida enviamos o projeto à Câmara de Vereadores, onde foi aprovado por unanimidade. Os trâmites continuaram no cartório e hoje recebemos a grata surpresa da ordem de serviço sendo dada e assinada pelo doutor Valter, agora procurador-geral substituto. O Ministério Público já estão aqui há muito tempo, mas como diz o amigo Francisco Guerra nunca teve um local adequado, no momento está numa casa maior mas que não oferece condições reais para a importância da instituição. Temos o Ministério Público como um parceiro que nos orienta e sempre procuramos atender suas recomendações, orientações e com esse novo prédio ganha o povo penedense”, declara o prefeito Ronaldo Lopes.

O coordenador das Promotorias de Justiça de Penedo, promotor de Justiça Sitael Jones, discursou emocionado e agradeceu pelo atendimento da Procuradoria-Geral de Justiça aos anseios dos membros que atuam em Penedo.

“Quero externar meu agradecimento como promotor da 4a Vara, desde 2005, ao gestor municipal doutor Ronaldo Lopes, pela parceria que aqui demonstrou ter sido estabelecida em prol da sociedade local, no ato de assinatura da ordem de serviço para a construção da nossa sede. Esta era uma notícia aguardada com muita expectativa pela família que integra o Ministério Público nesta Comarca e pelo povo penedense. Deixo aqui registrado o nosso compromisso renovado de sempre buscar promover a cidadania daqueles que nos procuram, dirigem-se às nossas promotorias em prol dos seus direitos e suas legítimas necessidades”.

Quem também se pronunciou, representando o Poder Legislativo Municipal, foi o vereador Irmão João (João Ferreira da Silva).

“É uma honra participar desse evento e ser representante do Legislativo que aprovou esse projeto que permitira ao MP ter sua sede própria. Estaremos sempre juntos pensando no bem- estar e na garantia dos direitos do nosso povo”, afirmou o vereador.

Participaram da solenidade como convidados, o procurador de justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, os procuradores municipais, Francisco Sousa Guerra, Diego Leão da Fonseca e Sheyla Ferraz de Menezes Farias, além do chefe de gabinete, advogado Alfredo José Pereira e o vereador Irmão João (João Ferreira da Silva).