O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, foi escolhido, nesta terça-feira (15), como representante do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) para concorrer a indicação do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para o biênio 2026/2028. Ele recebeu 75,21% dos votos. O Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Alagoas esteve reunido de forma extraordinária até o início da tarde para acompanhar a eleição e o resultado.

A votação, que ocorreu de forma eletrônica, por meio do sistema e-voto do Ministério Público, contou com a participação de promotores e procuradores de Justiça. Lean Araújo foi candidato único, mas as inscrições estavam abertas para todos os membros com mais de 35 anos de idade e mais de 10 anos na carreira.

Com o resultado anunciado pelo Conselho Superior, órgão responsável por convocar esse tipo de eleição, o MPAL enviará, agora, o nome de Lean Araújo e o currículo dele para concorrer à indicação que o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) fará para a composição do Conselho Nacional do Ministério Público, para o biênio 2026/2028.

O escolhido

Após receber os nomes indicados por todos os MPs, o CNPG formará a lista tríplice que será enviada ao Conselho Nacional. O processo terá continuidade com a escolha de um desses nomes, que, por sua vez, será encaminhado, como indicação à Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania do Senado Federal para a devida sabatina. Depois disso, tal escolha seguirá para o plenário daquele parlamento. Se aprovado, por fim, ela irá para nomeação por parte do presidente da República.

GALERIA DE FOTOS: