Numa solenidade que marcou a tarde desta quinta-feira (16), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), por meio do projeto Empoderamento Digital – Inclusão Digital Comunitária, entregou, em Arapiraca, dezenas de certificados para as comunidades beneficiadas com os cursos ofertados em parceria com diversas instituições públicas e privadas. A iniciativa seguirá em 2022, oferecendo a mesma qualificação para moradores de novos bairros.
Criado agora em 2021, o Empoderamento Digital tem a missão de incentivar a articulação comunitária no fortalecimento de sua autonomia quanto a obtenção de serviços públicos nos meios virtuais de atendimento. A, parceria que envolve 10 instituições públicas e um conjunto de associações comunitárias, foi posta em prática durante os meses de novembro e dezembro, com a capacitação dos representantes comunitários no uso de serviços digitais, tornando-os facilitadores desses canais em suas respectivas regiões. “São ações que visam reduzir as dificuldades de locomoção e de acesso a esses serviços públicos. Sabemos o quanto elas serão importantes para aqueles que, antes disso, não tinham tido, ainda, a oportunidade de conhecimento sobre esse universo digital. Que essa aprendizagem possa fazer a diferença na vida dessas pessoas, afinal, o Ministério Público também existe para promover a transformação social”, afirmou Válter Acioly, procurador-geral de Justiça em exercício.
“Acrescento ainda que o nosso Ministério Público tem recebido reconhecimento nacional por sua atuação em defesa daqueles mais necessitados, e isso mostra o quanto estamos comprometidos com a cidadania e a dignidade das pessoas. Aproveito também para agradecer aos parceiros que acreditam que todos, de mãos dadas, podemos mudar a vida de muita gente”, declarou ele.
O coordenador do projeto, promotor de Justiça Rogério Paranhos, comemorou o encerramento dessa primeira etapa do projeto, aproveitando o momento para anunciar a novidade da entrega de um computador para cada comunidade capacitada. As doações foram feitas pelo Senac/AL. “Muitas vezes são pessoas que não podem ter um equipamento desse em casa, então, a partir de agora, elas terão o suporte necessário dentro da associação do seu bairro. Isso, sem sombra de dúvidas, diminuirá a distância social entre os moradores e a tecnologia que eles precisam para resolver algumas demandas pessoais de serviços públicos e privados. É uma hora integrar esse projeto, que foi fruto de um trabalho, de um esforço coletivo”, disse.
“Queremos agradecer porque foi um curso que fará a diferença nas nossas vidas. Muitas vezes, como não sabemos como se dá o acesso a esses serviços, pagamos a alguém para nos ajudar, ou, então, temos que marcar para ir pessoalmente nos órgãos, o que exige tempo e dinheiro. Que bom que não precisaremos mais passar por isso. Meu desejo é para que muitas outras comunidades também possam receber essa mesma capacitação”, declarou Nívea Queiroz, aluna beneficiada.
A cerimônia desta quinta-feira foi prestigiada por diversas autoridades, dentre elas, o promotor de Justiça Maurício Wanderley, o senador Rodrigo Cunha – que vai viabilizar a internet para que as associações possam fazer uso dos computadores -, a reitoria do IFAL e secretários municipais.
Além de Rogério Paranhos, o projeto também é composto pelos servidores Warlley Kaleu da Silva – gerente do Empoderador Digital, Jonathan do Nascimento Matos e José Jailson Nunes de Macedo, e tem o apoio das Associações Comunitárias do Município de Arapiraca (Facomar).
O treinamento ofertado
São órgãos parceiros do projeto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Prefeitura Municipal de Arapiraca, a Caixa Econômica Federal, o Instituto Nacional de Seguridade Social, a Equatorial Alagoas Distribuidora de Energia S/A, a Companhia de Saneamento de Alagoas, o Departamento Estadual de Trânsito, a 5ª Gerência Regional de Educação, a Polícia Civil, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
A capacitação ensinou, além do curso básico de informática que será patrocinado pelo Sesc, a fazer a emissão e ou agendamento de documentos pessoais, emissão de segunda via de contas residenciais básicas, como energia, água e telefone e o agendamento e acompanhamento dos serviços prestados por diversos órgãos como INSS, Receita Federal, SUS, dentre outros.
O curso foi ministrado por representantes dos órgãos prestadores de serviços para representantes Facomar, Unamaa, Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Planalto, Associação Espírita Seareiros de Jesus, Associação dos Moradores do Povoado Bálsamo, Associação dos Moradores da Baixa da Hora, Associação Amor Perfeito Azul, Associação dos Moradores do Bairro Arnon de Melo, Fundação Antônio Jorge, Associação dos Moradores da Vila Canaã, Associação dos Moradores do Povoado Fazenda Velha, Associação de Desenvolvimento da Comunidade de Remanescente de Quilombo Carrasco e Associação dos Moradores da Vila Capim.