Pensar na promoção do bem-estar da sociedade e na ´preservação do meio ambiente, definir prazo para que os gestores cumprissem a lei 12.305/10 e encerrassem de uma vez os lixões em Alagoas, o que foi atingido em 100%. A iniciativa rendeu ao procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, a Comenda Municipalista Graciliano Ramos recebida em solenidade, na noite dessa quinta-feira (12), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, durante o ‘Cidades e Gestores – Congresso e Expo”, onde ocorre a Feira dos Municípios. Os condecorados são pessoas que de alguma forma contribuíram para implantação de políticas e melhorias dos municípios. O evento foi promovido pela

Alagoas é o primeiro estado do Nordeste e o 3º do país a encerrar todos os vazadouros. Após uma luta de anos, o Ministério Público deu espaço para novos diálogos com os gestores, mas também o ultimato para que cumprissem com os acordos firmados, seguindo todas as normas ambientalistas.
Entre outras autoridades, Alfredo Gaspar recebeu com orgulho a medalha e fala sobre o valor da premiação.

Lixões

Os últimos lixões a serem fechados foram os dos municípios : Feliz Deserto, Piaçabuçu, Igreja Nova e Penedo, todos no litoral Sul, no dia 25 de maio de 2018.

O Ministério Público do Estado de Alagoas teve papel fundamental, propondo acordos de não persecução criminal com os gestores para que extinguissem os vazadouros públicos e, como órgão fiscalizador, acompanhando in loco todos os fechamentos.