Depois de uma reforma que durou cerca de dois meses, o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) modernizou as estruturas físicas de seis setores administrativos e de apoio à chefia da instituição. Também foram reinauguradas as galerias de procuradores-gerais de justiça e do Colégio de Procuradores de Justiça. O investimento custou R$ 263.705,24 e as salas já reformadas, instaladas no prédio-sede, foram entregues na manhã desta sexta-feira (13).

Com o final das obras, estão de casa nova o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), a Assessoria Técnica, a Controladoria Interna, a Diretoria de Comunicação, o Cerimonial e a Consultoria Jurídica. Todas as salas onde funcionam esses setores foram construídas e/ou reformadas e devidamente adaptadas para receber a estrutura necessária ao melhor andamento dos trabalhos.
De acordo com o procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, o objetivo maior desse investimento foi permitir que promotores de justiça e servidores pudessem desempenhar suas funções num espaço mais moderno e amplo. Desde que assumiu a chefia da instituição, ele já promoveu 18 construções e reformas em prédios da capital e do interior.

“Quando fomos analisar o orçamento do Ministério Público, nós tínhamos duas opções: ou construiríamos três novas promotorias ou, então, promoveríamos uma série de reformas. Decidi pela segunda opção e fizemos a revitalização de 18 prédios do MP de Alagoas, em todo o estado. Em Maceió, por exemplo, além das obras aqui na sede da nossa instituição, colocamos 15 promotorias de justiça no Empresarial 2023 Office e fizemos unidades independentes para o Gaeco e para o Caop. E tudo isso para que membros, servidores e cidadãos pudessem um melhor ambiente de trabalho e de atendimento”, declarou Alfredo Gaspar.

“E falando mais especificamente sobre o 5º andar, quero dizer que demos a esse pavimento um pouco mais de vida, colocando, neste espaço, setores importantes e cruciais para o bom funcionamento da nossa instituição. E, no próximo mês, iremos entregar mais um andar completamente reformado”, acrescentou o chefe do MPAL.

O subprocurador-geral judicial, Sérgio Jucá, também discursou durante a cerimônia de entrega das salas. “Esta reforma proporcionou à instituição a estrutura e ferramentas necessárias para que o Ministério Público continue sendo um baluarte em defesa dos interesses da sociedade”, disse.

Por fim, fez uso da palavra o presidente da Associação do Ministério Público (Ampal), Flávio Costa. Em sua fala, ele destacou a reinauguração das galerias de procuradores-gerais de justiça e do Colégio de Procuradores de Justiça. “É preciso que reconheçamos o passado, e esses autoridades que estão com suas fotografias eternizadas no hall deste 5º andar foram muito importantes para a história da nossa instituição. Foram membros que dedicaram sua vida profissional ao aperfeiçoamento do Ministério Público”, afirmou o promotor de justiça.

Os detalhes das reformas

Todo o 5º andar foi reformado. No hall, houve a instalação de dois ar condicionados cassete, pintura das paredes, colocação de forro e instalação de luminárias. Além disso, o espaço recebeu 55 molduras para quadros e três placas em acrílico com o símbolo do Ministério Público.

Nas salas do CSMP, da Assessoria Técnica, da Controladoria Interna e da Consultoria Jurídica aconteceram a substituição do forro e parte do piso de granito, pintura e instalações elétricas e de rede, substituição das portas antigas por portas de vidro e o fornecimento e instalação de aparelhos de ar condicionado.

A Diretoria de Comunicação e o Cerimonial receberam obras semelhantes, com o acréscimo da substituição dos vidros das janelas e a reforma do banheiros da Dicom.

Já os dois banheiros, feminino e masculino, tiveram a cerâmica das paredes substituída, a relocação das divisórias de granito e a troca dos vasos sanitários, bancada das pias e dos espelhos. Também houve a devida adaptação para pessoas com deficiência.