Depois de uma reforma que durou cerca de dois meses, o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) modernizou as estruturas físicas de três andares do prédio-sede da instituição. O investimento custou cerca de R$ 750 mil e os espaços, todos já completamente reformados, foram entregues na manhã desta segunda-feira (14). De maneira especial, os pavimentos receberam os nomes do colaborador José Venâncio dos Santos, que faleceu vítima da Covid-19, e dos procuradores de Justiça Luiz de Albuquerque Medeiros Filho e Artran de Pereira Monte, que também perderam a vida neste ano de 2020.
Com o final das obras, estão prontos o térreo e os 2º e 4º andares do principal prédio do Ministério Público do Estado de Alagoas, localizado no bairro do Poço. Cada pavimento ganhou reformas em todas as salas, que agora estão devidamente adaptadas e já receberam a estrutura necessária ao melhor andamento dos trabalhos.
De acordo com o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, os objetivos maior desse investimento foram permitir que promotores de Justiça, servidores, colaboradores e estagiários pudessem desempenhar suas funções num espaço mais moderno e amplo e, claro, prestar homenagens a três profissionais que dedicaram boa parte de suas vidas ao MPAL. “Neste Dia Nacional do Ministério Público, é muito simbólico que estejamos aqui para homenagear o seu Venâncio e os amigos Luiz Medeiros e Artran Monte. Entendo que a honra e o amor são virtudes que devemos carregar por todas as nossas vidas e essas qualidades eles três tinham dentro de si. Costumo dizer que integrar o Ministério Público não eleva o nome de ninguém. O processo é justamente ao contrário, são as pessoas que fazem parte da instituição que a edificam. Nossa gratidão às famílias por terem nos emprestados esses homens íntegros e que espalharam bons sentimentos por onde passaram”, pela terra em suas existências, e agora estão honrando ainda mais o nosso Ministério Público de Alagoas, declarou o chefe do MPAL.
“Importante também destacar que, quando fomos analisar o orçamento do Ministério Público, vimos que essa obra, que era tão necessária, seria possível. Então, autorizamos que ela acontecesse. E tudo isso para que os profissionais que aqui labutam pudessem ter um melhor ambiente de trabalho e de atendimento. Além disso, claro, a intenção também foi aperfeiçoar esses espaços para receber melhor o público que nos procura”, acrescentou Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.
O presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal), Flávio Costa, também esteve presente à cerimônia. “Todos os três homenageados são merecedores desse reconhecimento. Lembro como o seu Venâncio tinha um sorriso simples e marcante e era um ser humano de grandeza ímpar. Do procurador Artran, tenho as melhores lembranças. Sempre foi comigo uma pessoa doce e, ao longo dos anos, pudemos construir uma bonita ponte de amizade. E sobre o procurador Luiz Medeiros, era mais um dos homens honestos e honrados que fizeram parte da história do Ministério Público. Portanto, essas homenagens de hoje são jutas e fazem jus aos homens decentes que estão recebendo-as”, afirmou.
A emoção das famílias
As reinaugurações começaram pelo 4º andar, que passou a se chamar Artran de Pereira Monte. “Certa vez, o Artran me disse que quando alguém morre, é esquecido com uma semana depois. E olha só como ele estava enganado. Como é bom poder presenciar esse momento e saber que seu nome ficará aqui, gravado para sempre. Sei que, de onde ele estiver, está feliz com esse reconhecimento. Termino minhas palavras parafraseando o filósofo Aristóteles, que disse que a ‘honra não está em receber, e sim em merecer’. E o Artran é merecedor dessa honraria, com certeza. Obrigada, Ministério Público, por essa homenagem”, disse a promotora de Justiça Margarida Monte, esposa do procurador Artran de Pereira Monte.
Já o 2ª pavimento agora se chama Procurador de Justiça Luiz de Albuquerque Medeiros Filho. Filho do dr Luiz Medeiros. “Todos nós gradecemos profundamente a homenagem que está sendo prestada hoje ao meu pai. Sei que todos os presentes a esta solenidade foram testemunhas do seu grande esforço e dedicação ao Ministério Público. Era nesta instituição que ele passava a maior parte do seu tempo, trabalhando para levar justiça à sociedade, especialmente na área da infância e juventude. Ele foi um membro que considerava o MP como uma segunda família. Dos 60 anos de vida que ele teve, 40 foram especialmente dedicados ao Ministério Público de Alagoas”, contou Luiz Medeiros, filho do homenageado.
E, encerrando a cerimônia, foi reinaugurado o pavimento do térreo, que ganhou o nome do colaborador José Venâncio dos Santos. “Eu minha família agradecemos a homenagem e estamos muito felizes por esse reconhecimento, inclusive, porque não é comum vermos esse tipo de coisa acontecendo em outras instituições. De fato, é um momento emocionante para cada uma de nós. E quero dizer para vocês que o papai sempre teve bastante orgulho de trabalhar no Ministério Público. Foram 14 anos de dedicação, dando o seu melhor”, declarou Mirlane Santos, filha do seu Venâncio.
Nos três andares foi executada uma série de serviços, a exemplo de modernização das instalações pavimento, com aplicação de revestimento porcelanato e de cabeamento estruturado; substituição das luminárias convencionais por LED e das portas em madeira por vidro; revitalização das divisórias, com instalação de painel composto por drywall e vidro; adequações nas dimensões dos ambientes, conforme necessidade de cada setor e dos banheiros para cadeirantes; manutenção no sistema elétrico; aplicação de nova pintura nas paredes internas; manutenção e modernização dos ares-condicionados; dentre outras coisas.