O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) está de casa nova para 15 promotorias de justiça da capital. Com um investimento de R$ 127 mil, esses órgãos de execução passarão, a partir desta sexta-feira (22), a funcionar no Empresarial 203 Offices, no bairro do Farol. As oito salas foram reformadas e devidamente adaptadas para receber a estrutura necessária das promotorias e, claro, melhor atender ao cidadão.
Levar essas 15 promotorias de justiça para funcionarem num espaço mais moderno e amplo faz parte do projeto de reestruturação do Ministério Público capitaneado pelo procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar. Desde que assumiu a chefia da instituição, ele já promoveu 22 construções e reformas em prédios da capital e do interior.
“Temos um Ministério Público simples, mas aguerrido, cheio de pessoas querendo fazer a diferença. Por isso, resolvemos fazer um esforço para oferecer um ambiente de trabalho com quais qualidade para os nossos promotores de justiça e servidores e, especialmente, para melhor atender ao público. Afinal, a grande realização da instituição deve ser sempre servir à população. Como guardião da cidadania, o Ministério Público deve estar cada vez mais acessível e perto do povo, e esse acesso passa por um prédio bem localizado e que ofereça mais comodidade e conforto ao cidadão”, afirmou o procurador-geral de justiça.
Nosso sonho, na verdade, era poder construir uma grande sede, onde pudéssemos instalar todo o Ministério Público. Mas, falta-nos orçamento para concretizar esse projeto. Então, essa aqui foi a forma que encontramos de dar uma estrutura mais digna de trabalho para todos aqueles que exercem suas atribuições nas promotorias ora beneficiadas. Estamos entregando salas nunca antes usadas, móveis e equipamentos novos, segurança aprimorada e, claro, o nosso desejo para que sejam muito felizes neste novo prédio”, declarou o chefe do MPAL.
O presidente da Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal), elogiou a iniciativa: “Eu sempre acredito em dias melhores e, nesta sexta-feira (22), esse dia chegou para 15 promotores de justiça e dezenas de servidores que ganharam um espaço melhor para desempenharem suas tarefas. E quem mais ganha isso é com a sociedade”, disse ele.
A solenidade de inauguração das salas foi prestigiada pelo subprocurador-geral administrativo institucional, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, pelo subprocurador judicial, Sérgio Jucá, pelo corregedor-geral, Geraldo Magela, pelo diretor do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), José Antônio Malta Marques, pelo coordenador do Núcleo de Defesa do Meio Ambiente, Jorge Dórea, pelo presidente da Ampal, Flávio Costa, pelos promotores de justiça Edelzito Andrande, Jamyl Gonçalves, Givaldo Lessa, Paulo Henrique Prado, Ricardo Libório, Louise Teixeira, Stela Cavalcanti, Alberto Fonseca, Sidrack Nascimento e por vários diretores da área administrativa do MPAL e servidores.
As novas promotorias
Oito salas vão abrigar os 15 órgãos de execução. A 501 servirá de sede para as 1ª e 3ª Promotorias de Justiça da Capital, quem possuem atribuição na defesa do consumidor. Na 502 estará a 66ª Promotoria de Justiça da Capital, que cuida da área de urbanismo e, na 503, a 24ª Promotoria de Justiça da Capital, que atua com fundações.
As salas 504 e 505 abrigarão as 18ª e 22ª e 19ª e 20ª Promotorias de Justiça da Capital, respectivamente, que são da Fazenda Pública Estadual. A 506 será a sede das 25ª, 26ª e 67ª Promotorias de Justiça da Capital, que exercem suas atribuições em defesa do idoso e dos deficientes e da saúde.
Na sala 507 funcionarão mais dois órgãos da Fazenda Pública Estadual: 17ª e 21ª Promotorias de Justiça da Capital. E, por fim, a sala 106 vai receber a 4ª e a 5ª Promotorias de Justiça da Capital, que atuam na defesa do meio ambiente e dos recursos hídricos.
Os serviços
Diversos serviços foram feitos nas oito salas, que receberam divisórias de gesso, pinturas, placas de identificação, instalações elétricas, de lógica e de ar condicionado, além de novas portas. E, para que tudo isso pudesse ser realizado, o MPAL investiu cerca de R$ 127 mil.
O edifício Empresarial 203 Offices está localizado na Av. Dom Antônio Brandão, 203, bairro do Farol, na mesma rua do Hospital da Unimed e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).