Foi realizada, nesta terça-feira (9), a 11ª Reunião de Análise Estratégica, em formato híbrido, realizada com o Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). Presidido pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e pela assessora de Planejamento e Gestão Estratégico (Asplage), promotora de Justiça Stela Valéria Cavalcanti, o encontro ocorreu para que o colegiado conhecesse o andamento dos projetos existentes e em execução na Corregedoria-Geral e no Núcleo de Defesa da Saúde Pública.
Quem fez a abertura da reunião foi o chefe do MPAL, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, que elogiou o engajamento de membros e servidores no planejamento estratégico da instituição. Ele lembrou sobre as dezenas de projetos em execução e pediu para a mesma dedicação siga acontecendo para que o Ministério Público se aproxime ainda mais da sociedade. “A qualidade das iniciativas desenvolvidas pela nossa unidade é tão alta que já foi reconhecida pelo CNMP em prêmios nacionais. Isso é sinal de que estamos no caminho certo. Então, que continuemos, todos juntos, com esse engajamento. Ao final de tudo, é a população quem ganha com a atuação de cada um de nós”, afirmou ele.
Ações da Corregedoria-Geral
A promotora de Justiça e secretária da Corregedoria do MPAL, Adriana Gomes, e o servidor da Diretoria de Tecnologia da Informação, Felipe Coimbra, foram os primeiros a fazer a explanação. “Um dos nossos planos de ação tem como base a criação do sistema do cadastro de membros. Ele é um programa que faz o assentamento virtual de todos os promotores e procuradores de Justiça, com informações sobre cada um deles, a exemplo de dados pessoais, formação superior, especializações, obras publicadas etc. É uma plataforma bastante completa e que faz a identificação qualitativa dos membros da instituição. Como essa já era uma demanda do Conselho Nacional do Ministério Público (CNM), resolvemos dar prioridade a ela”, explicou Adriana Gomes.
Ela também lembrou que a ideia de criar o sistema se deu quando Márcio Roberto Tenório de Albuquerque ainda era corregedor-geral. “À época, tudo era mantido em documentos de textos e a sua alimentação e consulta davam muito trabalho. Então, o dr. Márcio, que estava no cargo de corregedor, sugeriu que começássemos a mudar aquela realidade. Foi quando começamos a dar o pontapé inicial”, recordou.
Saúde pública
A promotora Micheline Tenório, coordenadora do Núcleo de Defesa da Saúde Pública, e o servidor Hélder Lima Gonçalves, falaram a respeito das ações daquela área. Inicialmente eles trataram do projeto “Ação estadual em defesa da vida”, que promove atividades de capitação e prevenção contra o suicídio e automutilação. Foi informado que o projeto já chegou a alguns municípios e alcançou centenas de alunos de escolas públicas.
A outra iniciativa detalhada foi o “MP nas unidades”, que promove fiscalizações nas unidades básicas de saúde. “Desenvolvemos um sistema web para o acompanhamento do passo a passo do projeto nas comarcas cujos promotores fizeram a adesão ao projeto. Foi a forma que encontramos de monitorar de perto o trabalho que está sendo desenvolvido.
O Comitê
O Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público é composto por 17 pessoas, entre membros e servidores. E ele está dividido por área de atuação, de acordo com os objetivos estratégicos já definidos pela administração superior.