Foi assinado, na manhã desta quinta-feira (7), no prédio das Promotorias de Justiça da Capital, no Barro Duro, um Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público Estadual de Alagoas e o Ministério Público Estadual de São Paulo. O documento prevê a cessão do sistema Inova ao MP alagoano. Assinaram o convênio os procuradores-gerais de justiça Alfredo Gaspar de Mendonça Neto (MPAL) e Gianpaolo Poggio Smanio (MPSP).
A parceria foi firmada durante o curso “Capacitação em gestão estratégica, projetos e processos: desafios e oportunidades para o MPAL”, que está sendo promovido pelo MPAL para membros e servidores. Durante o evento, o procurador-geral de justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar, afirmou que esse softaware é uma grande aquisição. “O Inova é um sistema de gestão de planos, programas, projetos e processos que foi criado com a finalidade de organizar o fluxo de atividades a serem desenvolvidas. Ou seja, é uma ferramenta que facilita a criação e o gerenciamento dessas ações a serem executadas, alinhando-as ao planejamento estratégico institucional”, disse ele.
“Para gerenciar projetos é preciso disciplina, e uma ferramenta tecnológica como o Inova promove e articula isso, de forma organizada. E, assim, nós podemos realizar as estratégias institucionais, que nos permite, claro, ao final de tudo, conseguirmos ter projetos bem-sucedidos”, acrescentou o chefe do Ministério Público de Alagoas.
As obrigações previstas no termo
De acordo com o termo de cooperação técnica, a cessão do Inova – Sistema de Gestão de Projetos e Processos – se dá para governança e gestão do planejamento estratégico local e de seus desdobramentos táticos e operacionais.
Ao MP paulista, cabe disponibilizar ao MPAL o programa sempre em sua versão mais atual. Além disso, ele também deve fornecer suporte técnico para a implementação do sistema e ceder futuros aperfeiçoamentos e novas funcionalidades desenvolvidas.
Já o Ministério Público de Alagoas deve zelar pela implementação e uso adequado do sistema através do estabelecimento de um cronograma de implantação que contemple, entre outras coisas, a capacitação dos usuários e a inclusão de projetos e processos no Inova.
O MPAL deve ainda prestar suporte às unidades internas que utilizam o software.
O convênio tem prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado automaticamente, por conveniência das duas instituições.