O propósito é garantir festejos tranquilos para munícipes e visitantes, da estrutura à segurança. Por essa razão, o Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da 11ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, celebrou com órgãos municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Conselhos Tutelares um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) contendo 24 cláusulas, para que fossem ajustadas normas gerais e, observadas as competências, assumidos, oficialmente, por cada um, os compromissos relacionados ao evento junino que ocorrerá no período de 22 de junho a 3 de julho de 2022, no Lago da Perucaba, o que, para o promotor de Justiça Cláudio Teles são ferramentas indispensáveis.

Ao assinar o documento, como afirma a primeira cláusula, todos reconhecem que o evento deve se enquadrar nas premissas do ordenamento jurídico brasileiro em benefício da defesa dos Direitos Humanos, do Meio Ambiente, do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Patrimônio Público, do Usuário da Saúde.

Para Teles, essa é a forma mais viável de se cumprir as leis e proteger os direitos do cidadão.

O que o Ministério Público quer é um evento construído responsavelmente, onde as pessoas possam chegar e sair seguramente, onde sejam empregadas todas as formas que culminem em ações de controle, num monitoramento e fiscalização adequados para a garantia da integridade física e da paz”, esclarece o promotor de Justiça.

Entre tantos pontos importantes que foram discutidos e bem recepcionados está a cláusula 23 que fala sobre o alinhamento entre a Secretaria de Saúde e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/Arapiraca) para que atuem conjuntamente- em casos emergenciais.

O Corpo de Bombeiros, por meio do 7º GBM, como sempre, dentro das suas incumbências, deve atuar na prevenção de acidentes e outras intercorrências que por ventura possam ocorrer, bem como minimizar quaisquer danos que possam vir a acontecer durante o evento.

Não diferentemente, a Polícia Militar, por meio do 3º Batalhão, assumiu que disponibilizará contingente necessário para o policiamento ostensivoalém de manter permanente canal de comunicação com a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Corpo de Bombeiros (CBMAL) e Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

O Comando de Policiamento estenderá o canal de comunicação com a Polícia Civil, para fins de encaminhamento de pessoas para lavraturas de flagrante delito.

De acordo com a décima sétima cláusula, o Conselho Tutelar exercerá sua função de acordo com o plano que será encaminhado até o dia 20 de junho de 2022, disponibilizando a todas entidades, número telefônico dos Conselheiros Tutelares com endereço para eventual necessidade durante as festas. Porém, já se comprometeu, por meio do TAC, a realizar, na semana que anteceder os festejos juninos, campanhas informativas destinadas aos responsáveis por bares e pousadas sobre a necessidade do combate à prostituição infantil, venda de bebidas alcoólicas a menores e as consequências administrativas e penais aplicáveis, em caso de descumprimento.

Horário estipulado

Ficou determinado que os festejos juninos na cidade de Arapiraca iniciarão às 19h, do dia 22.06, terminando sempre às 5h, até o dia 01/07. Apenas no último dia (02/07) o encerramento dar-se-á à 0h.