A Comissão Eleitoral do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) esteve reunida com o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Domingos Lima Júnior, com o comando da Polícia Militar e da Capital, para a apresentação do plano de atuação e operacionalidade no próximo domingo, dia 6 de outubro, data da eleição para conselheiros tutelares em todo estado. Em Maceió, são 184 candidatos disputando 50 vagas. Nesta quinta-feira, a reunião foi com os mesários e aconteceu na Universidade Tiradentes (UNIT).

De acordo com o presidente da Comissão ministerial, promotor de Justiça, Ubirajara Ramos, foi assegurado pela cúpula da Segurança Pública que em todos os Municípios haverá policiais trabalhando durante o dia, bem como enquanto durar a apuração. Cada escola contará com dois policiais, além de viaturas que ficarão nos locais, além do policiamento rotineiro das cidades.

“Ficou ajustado, inclusive, que, nos municípios que não contar com a presença física do promotor durante todo o dia, já que alguns serão designados para atuar na sede da Comarca e no termo, haverá um reforço da polícia”, detalha o promotor Ubirajara.

Nas cidades em que a apuração em diversos locais, a polícia fará o acompanhamento das urnas com a comissão eleitoral.

“A partir das 7 h do domingo, o trabalho da equipe de segurança se iniciará e, como dito, somente se encerrará após a apuração”.

O Ministério Público também orientou as pessoas que vão trabalhar nas seções eleitorais, mostrando que são personagens importantes no processo.

“Durante todo o dia desta sexta-feira, reunimos todos os mesários que trabalharão no domingo, para informá-los sobre a importância do pleito e da responsabilidade que terão para uma eleição tranquila”, ressalta Ubirajara Ramos.

Para facilitar os trabalhos de comunicação, os contatos telefônicos dos militares que atuarão em cada região serão disponibilizados. O intuito é prevenir para que, em caso de urgência, seja possível solucionar eventual problema com maior celeridade.

A Comissão Eleitoral do Ministério Público, além do promotor de Justiça , Ubirajara Ramos, é composta pelos promotores de Justiça, Marllisson Andrade e Viviane Karla Farias.