Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (13) a decisão do Colégio de Procuradores de Justiça, que homologou o resultado final do concurso público para ingresso à carreira do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL). O certame tem por objetivo o provimento de 28 vagas para o cargo de promotor de Justiça de 1ª entrância. Com a homologação do processo seletivo, os candidatos aprovados já podem ser nomeados pela Procuradoria-Geral de Justiça para, em seguida, aguardarem a convocação de posse do cargo.
Por unanimidade, o órgão colegiado se manifestou favorável ao concurso durante sessão extraordinária realizada no dia 5 de maio. Além do chefe do MPE/AL, Sérgio Jucá, estiveram presentes os procuradores de Justiça Antônio Arecippo de Barros Teixeira Neto, Luiz Barbosa Carnaúba, Geraldo Magela Barbosa Pirauá, Walber José Valente de Lima, Lean Antônio Ferreira de Araújo, Antiógenes Marques de Lira, Dilmar Lopes Camerino, Dennis Lima Calheiros, Vicente Félix Correia, José Artur Melo, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, Afrânio Roberto Pereira de Queiroz, Marcos de Barros Méro e Paulo Roberto Marques dos Anjos.
A primeira lista dos aprovados no concurso para o cargo de promotor de Justiça de 1ª intrância foi composta por 107 candidatos aptos a integrar o quadro de membros da instituição. Ela foi tornada pública em 03 de abril último após a realização de exames de higidez física e mental dos candidatos, junto à Perícia Médica do Estado de Alagoas. Aquela foi a última etapa do processo seletivo. Após a junta médica fazer o atendimento a cada aprovado, laudos foram emitidos para comprovar a aptidão ou inaptidão do concursado para o ingresso no serviço público.
O concurso
O concurso foi composto por seis etapas: As duas primeiras fases do concurso foram realizadas por meio de provas objetiva e discursiva; em seguida, houve a convocação dos candidatos para entrevista e exame psicotécnico; depois, já com a inscrição definitiva deferida, aqueles considerados aptos foram convocados para a prova oral; logo após, houve as provas de títulos e de tribuna. Por último, a realização de exames de higidez física e mental.