A campanha Agosto Lilás, do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL), chegou aos municípios de Coruripe e Teotônio Vilela para conscientizar a população sobre a importância de denunciar crimes caracterizados como violência doméstica e familiar contra a mulher. Centenas de pessoas foram beneficiadas com as ações desenvolvidas nas duas cidades.
Nessa terça-feira, as atividades aconteceram no município de Coruripe, onde a promotora de justiça Hylza Paiva, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher do MPAL, também exerce as suas atribuições. Lá, na comunidade Pindorama, centenas de mulheres assistiram a sua palestra e participaram de oficinas artesanais.
“Para este ano, o Ministério Público resolveu falar sobre os 10 principais sinais que caracterizam um relacionamento abusivo. Por exemplo, vocês sabiam que o ciúme excessivo é um deles? Invasão de privacidade também, assim como chantagem emocional e violência sexual. Portanto, se algumas de vocês aqui vivem uma relação c essas características, não sigam em frente ao lado desse homem porque, daqui a pouco, as consequências podem ser bem piores. E o resultado mais grave pode ser o feminicídio”, alertou ela.
“As mulheres precisam saber que existe uma rede de proteção que funciona e está à sua disposição para lhes dar o apoio necessário. Essa rede envolve Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Polícias Civil e Militar e os órgãos municipais e estaduais ligados às áreas da saúde pública e assistência social. Não tenham medo de fazer a denúncia. O primeiro passo para sair de dentro de um relacionamento abusivo é realmente romper o silêncio”, acrescentou.
Teotônio Vilela
Já na cidade de Teotônio Vilela, as ações da campanha foram promovidas também com a participação do promotor natural, Lucas Schitini. “A violência de gênero pode acontecer em qualquer lugar e, ao contrário do que muita gente pensa, ela não tem nada a ver com classe social, região, raça ou religião. Esse tipo de crime ocorre em todos os lugares do Brasil e, para combatê-la, o melhor caminho é mesmo o processo de conscientização. Por isso as atividades hoje estão ocorrendo hoje em Teotônio”, disse ele, durante o evento.
Nos dois municípios, a campanha aconteceu com o apoio das Prefeituras de Coruripe e Teotônio Vilela. E, durante todo o dia, foram distribuídos livretos em cordel falando sobre os 10 principais sinais de um relacionamento abusivo e laços lilases. Além disso, os membros do Ministério Público participaram de conversas com a população.
texro jana