O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) está participando da 1ª Reunião Ordinária de 2022 do Fórum Nacional de Gestão (FNG), uma inciativa da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP). O evento, que está ocorrendo em formato virtual, tem por objetivo a promoção de estudos, a coordenação de atividades e a fixação de políticas e padrões com o intercâmbio de ideias e experiências dos Ministérios Públicos brasileiros em diferentes áreas de conhecimento.

O Fórum, que é destinado a membros e servidores do Ministério Público, contou com uma programação dinâmica. Representando o Ministério Público de Alagoas (MPEAL), participaram do evento on-line a coordenadora da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica, promotora de Justiça Stella Valéria Cavalcanti, e toda a equipe da Asplage: a chefe da seção do Escritório de Projetos, Renata Teixeira, o chefe da Seção do Escritório de Processos, ALyson Elvis Lima Balbino, e o chefe da Seção de Gestão Estratégica, Thiago Alves da Silva.“Pensar um MP cada vez melhor para o cidadão e para o Brasil e como transformar ideias e sonhos em projetos e ações motivam a realização das reuniões do Fórum Nacional de Gestão do CNMP. Planejar, executar e agir de forma organizada e eficiente é o objetivo de todos nós aqui”, disse a promotora de Justiça.

Os diretores das demais áreas de gestão do MPAL igualmente estão participando do FNG, que começou nessa segunda-feira (6) e seguirá nesta terça-feira (7) e quarta-feira (8).

O evento

A abertura do evento ficou por conta do presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), conselheiro Moacyr Rey Filho, que ressaltou que o Fórum Nacional de Gestão permite a integração horizontal e vertical entre os Ministérios Públicos, “na medida em que as administrações superiores só vão caminhar bem se tiverem o apoio das equipes que compõem os comitês temáticos ou que representem as temáticas trazidas em cada um dos comitês. E as áreas técnicas só vão funcionar plenamente se tiverem o apoio das administrações superiores”.

Já a palestra de abertura do evento foi proferida pelo coordenador-geral do FNG, membro auxiliar da CPE e promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto Ishikawa, intitulada “Qual o propósito do Fórum Nacional de Gestão?”.

Segundo dia

Os trabalhos da 1ª Reunião Ordinária de 2022 do FNG continuam nesta terça-feira, 7 de junho, ocasião em que os comitês temáticos fazem um balanço do que foi estabelecido no plano diretor para verificar o que foi feito, o que será possível ser entregue ainda neste ano e se será necessário mais tempo para alguma atividade. Na quarta-feira, dia 8, os coordenadores dos comitês vão apresentar essas informações.

O FNG

Criado pela Portaria CNMP/Presi nº 25, de 23 de março de 2012, o Fórum Nacional de Gestão (FNG) foi reestruturado em 2014, através das Portarias CNMP/Presi nº 70 e 144, passando a se constituir como instância superior de deliberação coletiva.

Ele é presidido e coordenado pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) e está estruturado nos seguintes comitês temáticos: Comitê de Políticas de Tecnologia da Informação do Ministério Público (CPTI); Comitê de Políticas de Comunicação Social (CPCom); Comitê de Políticas de Gestão Administrativa (CPGA); Comitê de Políticas de Gestão Orçamentária (CPGO); Comitê de Políticas de Gestão de Pessoas (CPGP) e Comitê de Política de Gestão Estratégica (CPGE).

Fotos: Anderson Macena