Tornar o ambiente mais dinâmico e inovar com o propósito de contribuir, ofertar mais qualidade aos usuários internos e externos é o ponto crucial do projeto ‘Biblioteca Viva’, do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL). Com um investimento de 85 mil, aquisição de mais 281 títulos e 714 exemplares, entre obras do Direito e outras áreas, o acervo da Biblioteca Ernani Méro tornou-se um espaço com mais opções para se aperfeiçoar o conhecimento e auxiliar no desenvolvimento das atividades da instituição.

Além dos livros, a biblioteca também teve a página virtual reestruturada e passou a disponibilizar mais informações sobre sua estrutura e funcionamento, reforçada com a confecção de um boletim informativo que será atualizado periodicamente e distribuído a membros e servidores por meio do e-mail institucional. A publicação eletrônica disponibilizará notícias, dados relevantes, serviços e todos os trabalhos desenvolvidos na biblioteca.

Para que no trâmite desse processo, os responsáveis pelo ‘Biblioteca viva’ lograssem êxito, houve o apoio imprescindível do procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e também da direção da Escola Superior do Ministério Público (ESMAL). A expectativa é que, com os novos exemplares, cujas áreas contempladas foram: mediação de conflitos, direito na internet, crime organizado, gestão de projetos e processos, controladoria interna e externa, entre outras, e também a nova dinâmica, o número e o interesse de usuários aumentem.

Um dos principais produtos adquiridos foi assinatura da Plataforma Plenum Online de informação jurídica, que permite acesso remoto à conteúdo especializado nas unidade ministeriais localizadas na capital e no interior do Estado.

Para o gerente do projeto, João Rodrigo, essa evolução no espaço bibliotecário será de grande importância para todos.

“A última aquisição de material bibliográfico foi em 2010. O projeto veio, então, em boa hora, pois além de atualizar um acervo defasado trouxe outras ferramentas e produtos que certamente contribuirão para uma melhor atuação da Biblioteca Ernani Méro.”

Ele também fala de superação e ressalta o apoio recebido para que o projeto desse certo. “Estou satisfeito por ter recebido todo apoio dos gestores da instituição e desejo continuar recebendo esse apoio, pois o projeto não acabou, quero tornar a biblioteca ainda mais ativa, rompendo as barreiras físicas e atendendo às necessidades informacionais daqueles usuários que não podem vir à biblioteca “.

Foto: Claudemir Mota