Texto 1

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) promove mais uma importante ação com o ‘Cidadania na Escola’, contemplando dessa vez os alunos do Colégio Marista de Maceió. O evento contou com a parceria do Batalhão de Polícia Escolar (Bpesc), da Secretaria de Prevenção (Seprev) e teve a participação de 400 alunos e professores. A ação foi coordenada pelas promotoras de Justiça, Marluce Falcão, e Hylza Paiva.

E o qual a pretensão com esse projeto? A ideia é conscientizar os adolescentes da necessidade de respeitarem as outras pessoas, focando na violência dentro da comunidade escolar, principalmente a que agride psicologicamente por meio de ‘brincadeiras’ que levam ao constrangimento. Na primeira etapa, a promotora Marluce Falcão e a assistente social Adriana Oliveira, defenderam os temas ‘Cidadania e direitos humanos’ e ‘Bullying e cyberbullying’, respectivamente. Na ocasião foram exibidos vídeos educativos.

“O projeto Direitos Humanos em Pauta, no Marista, foi de grande importância porque aproximou os alunos do Ministério Público, como tb mostrou aos mesmos a importância de seus direitos e deveres enquanto cidadãos.

Num segundo momento, policiais militares do Batalhão Escolar desenvolveram o tema ‘proteção à criança e o adolescente – Prevenção à violência e mediação de conflito’, que há anos desenvolve o projeto de cultura de paz nas escolas tentando mudar atitudes.

Os integrantes do projeto foram recepcionados pelo diretor-geral, irmão Humberto Gondim, e pela vice-diretora, Lilian Aguiar. Para a execução da ação, as promotoras de Justiça contam com suporte indispensável dos servidores Thomaz Fireman e Amanda Castro.

O evento também foi prestigiado pelo comandante do Bpesc, tenente-coronel Francelino, e pelo subcomandante, major Bandeira. Ambos estiveram acompanhados pelos policiais militares: Micheline Tenório, Marília Santiago, Ana Dias, Nathalia Dias, e João Paulo Tenório.

Fotos: Claudemir Mota