Foi realizada, nesta terça-feira (28), a 9ª Reunião de Análise Estratégica, novamente em formato on-line, promovida pelo Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL). Presidido pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e coordenado pela chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégico (Asplage), promotora de Justiça Stela Valéria Cavalcanti, o encontro teve o objetivo de conhecer mais detalhes sobre os resultados dos projetos Agosto Lilás 2021 e ‘Implantação da Gestão de Custos’ e das ações dos objetivos estratégicos ‘Adequar os Recursos e a Gestão Orçamentária e Financeira’ e ‘Melhorar a Infraestrutura’ da instituição.
Antes dos representantes de cada iniciativa iniciarem suas falas, o procurador-geral de Justiça destacou a importância do engajamento de membros e servidores na construção e execução do planejamento estratégico e lembrou que os projetos da instituição são reconhecidos por outras unidades do MP brasileiro e, inclusive, premiados nacionalmente. Ele também garantiu que a administração superior continuará dando o apoio necessário para o desenvolvimento tanto das atuais quanto das novas ações. “Contem com a chefia do Ministério Público de Alagoas. É muito bom ver essas iniciativas dando fruto, trazendo melhorias para o bom andamento da instituição. E, claro, isso acaba refletindo na qualidade da prestação do serviço que ofertamos à população”, disse ele.
Área meio
A reunião foi aberta pela servidora Cristina Mendes, do setor de Cerimonial, que fez um resumo sobre a campanha Agosto Lilás deste ano. Ela falou sobre as dezenas de lives e palestras presenciais realizadas que abordaram o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e que reuniu autoridades e especialistas no tema. Além disso, reforçou as parcerias firmadas, a exemplo dos convênios com a Equatorial Alagoas, Casal, Ifal e Cesmac Agreste para levar mensagens aos consumidores sobre a necessidade da denúncia contra os agressores.
Na sequência, o servidor Teógenes Cardoso falou sobre o objetivo estratégico de ‘Melhorar a Infraestrutura’ do MPAL. Em detalhes, ele relatou que a iniciativa visa realizar levantamento das reais necessidades e adquirir móveis e utensílios de expediente adequados ao funcionamento de todos os prédios do Ministério Público do Estado de Alagoas e implantar e implementar projeto tendente a indicar ordem de prioridade e um cronograma viável para aquisição, construção, reforma ou locação de espaços destinados ao mais diversos setores do MPAL.
Sobre a aquisição de mobiliário, por exemplo, Teógenes Cardoso informou que, somente em 2020, foram investidos R$ 263 mil com essa finalidade.
O projeto ‘Implantação da Gestão de Custos’ e a iniciativa ‘Adequar os Recursos e a Gestão Orçamentária e Financeira’ foram apresentados em seguida. O servidor Bruno Lima explicou as ações pretendem adequar os recursos orçamentários da instituição mediante articulações com os Poderes Executivo e Legislativo de Alagoas, por meio da constante demonstração do papel constitucional, dos crescentes desafios e dos benefícios a serem colhidos pela sociedade alagoana com o aprimoramento da atuação do Ministério Público.
Dentre os objetivos estão o aumento da captação de recursos extraorçamentários e a implantação de um orçamento participativo.
O Comitê
O Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público é composto por 17 pessoas, entre membros e servidores. E ele está dividido por área de atuação, de acordo com os objetivos estratégicos já definidos pela administração superior.