Levar uma mensagem de fé, esperança e afeto às pessoas que estão em casa, seguindo as orientações das autoridades sanitárias e de saúde para se manterem em distanciamento social em razão da pandemia da Covid-19. Este é o objetivo da ação “MP Solidário”, uma campanha criada para acontecer no campo digital, com disseminação nas redes sociais, formada por uma corrente de pessoas, autoridades ou não, dos mais diferentes segmentos que, assim como o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL), também entenderam que, neste momento, receber palavras motivadoras e de positividade pode ajudar a aliviar a tensão diante desses dias difíceis.
O MP Solidário surgiu depois que o Ministério Público percebeu que, quase um mês depois dos decretos da União e dos governos estadual e municipal que determinaram medidas de enfrentamento ao coronavírus, muitas famílias já estavam desmotivadas e ansiosas por estarem tanto tempo dentro de suas próprias residências. “Diante da realidade que exige de nós um elevado grau de consciência para ficarmos em casa, evitando assim, as chances do vírus se espalhar ainda mais, é natural a inquietação. É claro que estamos todos com saudade da nossa rotina, mas esta fase exige prudência. Então, pensamos na campanha como uma forma de dialogar com a população da forma mais segura que existe neste momento, que é no universo digital. Convidamos a sociedade para se engajar nessa ação e a receptividade tem sido maravilhosa, o que muito nos alegra”, afirmou o procurador-geral de justiça interino, Sérgio Jucá.
E a adesão dos representantes das mais diversas áreas tem crescido. Há autoridades, artistas, influenciadores digitais, servidores públicos, religiosos, pessoas anônimas. Cada um, à sua maneira, enviou mensagens que representam o desejo da esperança que precisa existir nesta etapa de combate à Covid-19.
No vídeo enviado pelo procurador de justiça Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, ele pediu orações: “Venho pedir a todos, nessa quadra difícil pela qual passa a humanidade, que orem e tenham muita fé em Deus porque Ele está no comando de tudo”, disse.
E foi por meio de louvor que a promotora de justiça Marluce Falcão mandou o seu recado à população: “Porque Ele vive, eu posso crer no amanhã. Porque Ele vive temor não há. Tenham fé que tudo vai passar”.
Já a promotora de justiça Stela Cavalcanti foi buscar no cantor e compositor Gonzaguinha a sua mensagem. “Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Então, que possamos aprender com essa situação que estamos vivendo, que possamos superar essa fase unidos”, sugeriu ela.
Dalva Tenório, também promotora de justiça, reafirmou sua esperança no futuro: “Dias melhores virão, tenho certeza. Por isso, fique em casa e tenha fé”.
E o mesmo conselho foi compartilhado pela promotora Adriana Acioly. “Para buscar o equilíbrio necessário para enfrentar a quarentena, além de trabalhar, eu danço balé. Faça você também alguma atividade que te dê prazer. E não se esqueça de se prevenir, vai ficar tudo bem”, garantiu.
Engajamento solidário
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Tutmés Airan, falou em solidariedade no vídeo enviado à campanha. “Nesse momento de pandemia nós redescobrimos a solidariedade. Portanto, exercite-a ficando em casa, evitando o contágio e evitando ser contagiado”, afirmou ele.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), Nivaldo Barbosa, também está participando do MP Solidário. “O momento é difícil, mas é preciso acreditar que essa tempestade vai passar. Continuemos cuidando das nossas famílias e dos nossos idosos”, aconselhou.
O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Lima Júnior, aproveitou a oportunidade para dizer que as forças de segurança está nas ruas para cuidar daqueles que precisam ir trabalhar. “Nossos heróis e heroínas continuam trabalhando firmemente para manter a segurança dos senhores e senhoras, mesmo diante do risco de contaminação”, garantiu o titular da pasta.
Músicos como Flávio Bernardes, Wilma Araújo, Sarah Kass, Geraldo Cardoso e Igbonan Rocha também se engajaram. “Vai passar esse meu mal estar, esse nó na garganta”, cantarolou o sambista.
A médica Kelly Souza fez um alerta: “Eu sou profissional da saúde e estou na linha de frente de combate à Covid-19. Se você não tem função essencial para precisar estar nas ruas, fique em casa. Conto com a compreensão de todos”, advertiu.
O arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz, disse que “precisamos ficar em casa, cumprindo todas as prescrições porque isso será em favor da vida e a da esperança”.
A mãe Neide Oyá D’Oxum falou em redobrarmos os cuidados diante da pandemia. ‘A Covid-19 exige de nós precaução e cuidado. Cuide-se e cuide também de quem você ama. Não perca a fé em dias melhores”, afirmou ela.
O pastor evangélico Everaldo Eusébio conclamou a todos a terem esperança. “Essa é a única coisa que nós não podemos perder. Permaneça firme na sua fé e na sua confiança em Deus”.
Já a influencer digital Gilka Mafra sugeriu que as pessoas aproveitem bem o tempo em casa fazendo coisas úteis e que ocupem bastante a mente. “Eu tenho seguido produzindo muito conteúdo, e sabe por quê? Porque isso logo logo isso vai passar e vamos voltar à normalidade. E aí, quanto mais preparados estivermos, melhor”, lembrou a jornalista.