O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) quer foco no atendimento à sociedade e assistência de qualidade dentro dessa realidade conflitante com o COVID-19. Por isso, a 26ª Promotoria de Justiça da Capital, representada pelo promotora de Justiça, Louise Teixeira, emitiu Recomendação aos secretários de Saúde do Estado, Alexandre Ayres, e do Município, José Thomaz Nonô, para que adotem as providências necessárias e garantam, dessa forma, a intensificação do monitoramento de contatos de casos suspeitos.
Para tanto, entende a promotora de Justiça, Louise, Teixeira, é imprescindível designar servidores cujo número supere as necessidades e, como resultado, seja constatada a eficácia dentro do processo emergencial e de enfrentamento ao COVID-19.
A representante ministerial, integrante do Núcleo da Saúde da instituição, acha prudente montar postos de trabalho, com equipes suficiente para recepcionar informações e efetuar ligações telefônicas com o propósito de identificar precocemente o aparecimento de novos casos suspeitos.
A Recomendação, padroniza o distanciamento de um metro entre as cabines, sequenciando a mesma orientação dada em relação à Central de Abastecimento Farmacêutico do Estado (Caef).
Em seus Considerandos, Louise Teixeira, enfatiza o Plano Estadual para Infecção Humana pelo Coronavírus, bem como ressalta que a aglomeração de pessoas são focos de transmissibilidade do vírus. Outrossim, repara a exiguidade do tempo como fator preponderante para conter a disseminação do COVID-19.