Neste domingo (8), Dia Internacional da Mulher, o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) foi às ruas para conversar com a população sobre diversas temas, dentre eles, a valorização da mulher e o combate à violência doméstica e familiar. Num evento que ocorreu na Praia da Pajuçara, em Maceió, também foi ofertada uma variedade de serviços, a exemplo de distribuição de panfletos da campanha #TodoDiaéDela, divulgação de cursos para o gênero feminino, entrega de brindes, orientações sobre a saúde da mulher e aulas de dança.

O evento foi promovido pela Núcleo de Defesa da Mulher do MPAL, ligado ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), e contou com o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça. “Simbolicamente, a data de 8 de março faz uma homenagem à mulher no mundo inteiro, porém, no nosso Ministério Público, como bem diz a campanha de hoje, todos os dias são delas. A instituição em que trabalhamos valoriza a mulher que é procuradora e promotora de justiça, servidora, colaboradora e estagiária. Sabemos da importância de cada uma para que as atividades funcionais aconteçam com firmeza e ternura ao mesmo tempo. E, para além disso, saímos dos nossos gabinetes para dizer à população de uma forma geral que é preciso respeitar toda e qualquer mulher na sua condição de gênero, de profissional, de mãe, companheira, filha, amiga e de tudo mais que ela quiser ser”, declarou o procurador-geral de justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

“Temos orgulho de vocês e o nosso desejo é de que sejam imensamente felizes, todos os dias”, acrescentou ele.

Serviços

Durante toda a manhã, houve bate-papo com as pessoas que passavam pela rua e a distribuição de material educativo sobre a importância da valorização da mulher e da necessidade do enfrentamento à violência doméstica e familiar. “Infelizmente, o Brasil ainda é um país onde muitas mulheres são alvo desse tipo de crime. O feminicídio faz cada vez mais vítimas e as instituições precisam combater o agressor. Distribuímos muito material de cunho conscientizador, dialogamos a respeito da Lei Maria da Penha e reforçamos a necessidade da quebra do silêncio e a consequente denúncia contra o homem que pratica a violência”, destacou a promotora de justiça Hylza Paiva.

E enquanto as atividades aconteciam, foi lido, por duas vezes, o poema em cordel feito especialmente para a campanha #TodoDiaéDela, escrito pela jornalista Dulce Melo, que integra a Diretoria de Comunicação do Ministério Público de Alagoas. “O tempo avançou, tudo se modificou, a mulher se empoderou e ficou mais forte e bela. E ninguém pode duvidar, 8 de março para lhe homenagear? Não devemos contestar, mas TODO DIA É DELA”, diz um de seus trechos.

Outras atividades também fizeram parte do evento, a exemplo da distribuição de brindes e salada de frutas, dicas e orientações sobre a saúde da mulher e saúde bucal, atendimento de equipe multidisciplinar (enfermeira, psicóloga, assistente social e nutricionista), aferição de pressão arterial e verificação de índice glicêmico, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, doação de mudas e pintura facial.

O domingo também contou com a participação de profissionais que fizeram fisioterapia expositiva, dermato funcional e liberação miofacial, além de aulas de alongamento, dança e zumba.

E para que todas essas atividades pudessem ser realizadas, o Ministério Público Estadual de Alagoas contou com a parceria do Sesc, da Unit, da Uninassau, da Estácio, da Prefeitura de Maceió, da Unimed, da clínica Cliom, da associação AME, do Sest/Senat, da Suprema Entretenimento e da empresa Natura.

Leia, abaixo, o poema em cordel completo:

Todo dia é dela

O tempo avançou
Tudo se modificou
A mulher se empoderou
E ficou mais forte e bela
E ninguém pode duvidar
8 de março para lhe homenagear?
Não devemos contestar
Mas, TODO DIA É DELA.

Então, quem pode ousar
Querer agredir, humilhar
Seja em qualquer lugar
Na nobreza ou na favela?
Negras ou brancas
Merecem respeito
As leis garantem seus direitos
E, TODO DIA É DELA.

Mulher não é objeto
Ninguém tem sua posse
Não entende, pois se esforce
Sem resistência ou balela
É apenas uma companheira
Corajosa, decidida, guerreira
E, TODO DIA É DELA.

Se ela deve obediência?
Eis a mais pura indecência
De quem se acha superior
Meu ‘sinhô’, sim senhor? Isso Acabou
Foi-se tudo pela janela
Século XXI, mulher independente
Mostrando ao mundo que é competente
E, TODO DIA É DELA.

Para alertar àquele ‘machão’
Mulher tem poder de decisão
Sim é sim, não é não
Abaixe o cinturão e a sua fivela
Também não lhe levante a mão
Porque enquanto pagará na prisão
TODO DIA É DELA.

Somente para findar
Queremos apenas lembrar
Estamos prontos para atuar
Por isso, tomem cautela
Se houver qualquer agressão
Nossa caneta entrará em ação
Para o MP, TODO DIA É DELA.

Dulce Melo – Jornalista

Foto de capa: Anderson Macena