O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), por intermédio das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude da Capital, e a Uninassau – Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió – promoveram, na última sexta (22), um encontro com representantes de entidades da sociedade civil organizada que trabalham na área da infância e da juventude. O objetivo da reunião, além de realizar a entrega dos 700 kg de alimentos arrecadados no evento Capacita, promovido pela unidade de ensino, foi conhecer as principais necessidades das entidades para que, a partir de agora, as duas instituições realizem, por meio de parceria, ações para melhorar a vida das crianças, adolescentes e seus familiares que vivem em situação de risco.

“A entrega de alimentos é simbólica e serviu para provocar esse momento. Além disso, foi uma oportunidade para a Uninassau conhecer um pouco das entidades e, claro, dessas mesmas entidades identificarem como a instituição de ensino superior poderá realizar, junto conosco, um trabalho mais efetivo de apoio e motivação”, explicou a promotora de justiça Marluce Caldas, que atua na 13ª Promotoria da Infância e Juventude, em Maceió.

O vice-reitor da Uninassau, Avelino Balbino, falou sobre os projetos de responsabilidade social da instituição, destacou a importância da parceria do Centro Universitário com o MPE/AL e apresentou as ferramentas que a unidade de ensino tem para ajudar as entidades. “Apenas entregar o alimento não cria um vínculo com a sociedade civil organizada, por isso, a parceria que firmamos hoje é tão importante. Podemos e vamos fazer mais”, garantiu ele.

As entidades que participaram do encontro e receberam as doações foram: Centro de Recuperação Pró-Amor, Instituto Lar da Vida, Centro Sócio Educativo Deus Proverá, Casa Dom Bosco, Casa de Ranquines, Sementes do Vale e Juvenópolis.

A promotora de Justiça Marluce Caldas aproveitou o encontro para também destacar a importância do trabalho realizado pelas entidades. “Cada ação dessas entidades com crianças e adolescentes às vezes salva vidas ou, no mínimo, muda histórias. E o que nós queremos com essa parceria é justamente isso, poder transformar a vida de famílias e capacitar os jovens para que eles sejam inseridos no mercado de trabalho, mostrando que existem instituições interessadas neles”, pontou ela.

Capacita

A Uninassau, por meio do Projeto Capacita, oferece cursos gratuitos sobre diferentes temas relevantes para o mercado de trabalho. A iniciativa tem como propósito oferecer qualificação profissional de qualidade, por meio de cursos rápidos e focados nas necessidades do mercado de trabalho.

E os alimentos doados foram fruto da inscrição dos participantes em cada um dos curso. A doação dos itens foi a garantia da matrícula para os interessados nas mais variadas opções de qualificação.

Com informações da Ascom Uninassau.

Fotos: Claudemir Mota