O promotor de justiça Magno Alexandre Ferreira Moura a convite da assessoria militar do Palácio do Governo, realizou esta semana uma visita de cortesia à coordenação do programa Roda no Bairro, que é mantido pelo governo do estado. O representante do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) conheceu as instalações administrativas e os detalhes do funcionamento do projeto que funciona com policiais militares fazendo rondas em algumas regiões de Maceió com patrulhas feitas a pé, de moto, bicicleta ou carro.

Magno Moura, da 62ª Promotoria de Justiça da Capital, com atribuições no controle externo da atividade policial, segurança pública e investigações especiais foi recepcionado pelo chefe da assessoria militar do Palácio do Governo, coronel Elvandro Omena, o subcomandante do programa, capitão PM Jaziel Andrade, e a major CB Viviane Suzuki.

Durante o encontro, que aconteceu no Palácio do Governo, onde funciona a sede administrativa do Ronda no Bairro, eles também conversaram sobre questões ligadas à segurança Pública e o trabalho educativo que também é desenvolvida pelo programa. “Como a promotoria em que atuo tem a atribuição do controle policial, achei importante fazer a visita ao projeto do governo do estado para saber de todos os detalhes de seu funcionamento. Afinal, são 707 pessoas da área de segurança pública que fazem parte do programa e com uma abordagem muito próxima da rotina das comunidades onde estão inseridos.

Programa

O programa Ronda no Bairro está ligado às secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e da Segurança Pública (SSP) e pretende aproximar a polícia dos cidadãos, auxiliando na redução dos indicadores de criminalidade, a partir de ações de prevenção à violência. As patrulhas realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta, na área comercial, no trecho compreendido entre a TV Ponta Verde até a Madeireira Malta.

Todas as abordagens realizadas pelas patrulhas são filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec). O Ronda no Bairro atua, ainda, na mediação de conflitos urbanos e no enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma conjunta com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.

Além das abordagens de proximidade, realizadas pelas patrulhas, o programa possui uma Central de Abordagem Social composta por uma equipe multidisciplinar (psicóloga, assistente social e cientista social), responsável pelo reconhecimento e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social aos órgãos estaduais e municipais competentes.

Formatura de praças

O promotor de justiça Magno Moura também participou da formatura dos 945 novos soldados da Polícia Militar de Alagoas aprovados em concurso público realizado pelo Governo de Alagoas em 2017. A solenidade de formatura aconteceu na última semana no Ginásio do Sesi, bairro do Trapiche da Barra, em Maceió

O representante do Ministério Público afirmou que a entrada de novos policiais é um importante passo para o reforço da segurança pública do estado. “Esse reforço é de grande valia para o contingente da Polícia Militar, que pode atuar nas ruas garantindo que o cidadão tenha sua paz preservada, sinta-se seguro nas ruas da cidade”, disse.

Também estiveram na solenidade de formatura o governador de Alagoas, Renan Calheiros; Secretário de Segurança Pública, Coronel Lima Júnior; o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio; Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan; e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Vitor.

 foto: Ascom Governo do Estado