O procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, reuniu na tarde desta quarta-feira, na sala do Colégio de Procuradores, no prédio-sede, os promotores de Justiça da Infância e da Juventude de Arapiraca, Maurício Wanderley e Viviane Karla, e da capital, Marília Cerqueira, além do presidente do Sistema Fecomércio em Alagoas, Wilton Malta, e gestores específicos do Senac, para tratar de pormenores que levem a assinatura de um convênio com o Ministério Público Estadual (MPE/AL) e culmine na oferta de cursos profissionalizantes para jovens carentes e que também cumpram medidas socioeducativas. O chefe ministerial quer a expansão do Projeto Recomeçar, que já teve ação piloto no município do Agreste alagoano.

Durante as discussões, o procurador-geral enfatizou por diversas vezes a necessidade de se encontrar estratégias para que esses jovens se sintam valorizados e a sociedade assimile que o Ministério Público não é uma instituição apenas punitiva, mas a que zela pelo cidadão e pode transformar o considerado impossível em realidade.

“O Ministério Público quer amplificar o Projeto Recomeçar, originado na 7ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, em Arapiraca, que já contemplou 11 meninos e meninas não somente com a capacitação profissional, mas também garantindo-lhes a inserção no mercado de trabalho”, ressalta Alfredo Gaspar.

Após várias explanações ficou decidido que o gerente do Senac, em Arapiraca, Carlos Pessoa, confeccionará um portfólio de cursos que se adaptem ao público-alvo, por regiões. Somente com a apresentação será viável firmar o convênio e oficializar a parceria que já deu, nesta quarta-feira, o pontapé inicial.

O presidente do Sistema Fecomércio, Wilton Malta, mostrou-se aberto à todas as discussões que possam fortalecer a parceria.

“Colocamo-nos à disposição para fomentar a parceria e estamos abertos ao diálogo que elenque elementos para a melhor forma de servir com os nossos profissionais” ressalta Malta.

O Projeto Renascer terá duas etapas, a primeira de capacitação dos jovens com os cursos profissionalizantes, e a outra de incentivar parceiros empreendedores para recepcionar e acomodar os jovens no mercado de trabalho.

Também participaram da reunião, a diretora regional do Senac, Telma Ribeiro, o diretor de Educação profissionalizante do Senac, Marco Antônio, e a diretora administrativa do Senac, Maria Ivanilda Mendes.

Foto: Anderson Macena