Começou nesta quinta-feira (07/04) e encerra nesta sexta-feira (08/04), o XIII Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Policiais e Bombeiros Militares do Brasil. Evento que visa propiciar uma ampla discussão em torno do atual modelo de segurança pública e contribuir com temas que sirvam para o aprimoramento dessas entidades. Objetivos que estão sendo alcançados já no primeiro dia do evento.
Na tarde de hoje, a promotora de Justiça da 24ª Promotoria de Justiça da Capital, Failde Soares Ferreira de Mendonça, foi uma das palestrantes. Ela abordou o tema: “O Ministério Público Estadual e a fiscalização das associações”, trabalhando conceitos como o de associações, suas características, legislação e participação na sociedade e na economia, além das atribuições e fiscalização do Ministério Público do Estado de Alagoas e leis que respaldam essa atuação.
A promotora de Justiça disse que o convite para participar desse fórum foi uma oportunidade de representar o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE-AL).
“Quando temos a oportunidade de ministrar uma palestra, podemos partilhar informação e apresentar o trabalho que realizamos no cotidiano, enaltecendo e dando visibilidade a instituição que nós, promotores, pertencemos, o Ministério Público. Por isso, sempre recebo convites como estes com muito carinho. Uma palestra tem um papel muito educativo e de prevenção”, disse a promotora.
Os participantes do Fórum demonstraram tanto interesse pelo tema, que motivaram os organizadores do evento a concederem mais tempo para a explanação da promotora, tanto na palestra como no ato do debate. Ao unir teoria a exemplos práticos, Failde Mendonça despertou a atenção do público, provindo de diversos lugares do Brasil.
“Tivemos a oportunidade de receber conhecimentos e compartilhar experiências acerca de um tema de grande relevância, onde a promotora de Justiça Failde Mendonça sanou dúvidas e explicou as funções do Ministério Público enquanto fiscalizador das atividades das associações. Com uma excelente didática, ela explanou com brilhantismo o tema, o que já fez valer a pena o nosso deslocamento a Maceió”, foi o que ressaltou o Sargento da Polícia Militar do Distrito Federal, Flávio Oliveira, que é conselheiro do Departamento de Assuntos Jurídicos Legislativos do Fórum Nacional Permanente de Praças dos Corpos de Bombeiros e das Polícias Militares do Brasil (FONAP).
O sargento Élcio Inocente, presidente da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência Física do Estado de São Paulo, enalteceu a importância dos esclarecimentos.
“Interessante e muito esclarecedora a palestra e as respostas concedidas durante o debate, que dirimiram muitas dúvidas que nós temos nas mais diversas associações. Somos carentes dessas informações. Por isso, foi oportuno trabalhar o tema, com certeza, vamos retornar aos nossos estados e associações mais preparados, pois fomos munidos de informações relevantes e necessárias”, disse o presidente.
Após encerrar sua participação, a promotora foi recebida de forma calorosa por muitos participantes, que além de lhe cumprimentarem, solicitaram a cópia da apresentação dela. A promotora, prontamente, atendeu ao pedido e disponibilizou aos organizadores do evento e também encaminhou para aqueles que informaram o email.
“A palestra foi muito rica, muitas informações necessárias. A tarde foi produtiva, o que foi muito bom, aprendemos muito sobre o papel do Ministério Público. Toda associação deve buscar e espera essa parceria desse importante órgão. A promotora está de parabéns, melhor dizendo, o MP de Alagoas está de parabéns por ter um membro que possui tanto conhecimento e que queremos partilhar com outros”, expôs o vice-presidente da Associação Beneficente e Representativa dos Subtenentes e Sargentos de Santa Catarina.
Diante da receptividade, a promotora de Justiça destacou que foi assertiva a escolha do tema.
“De fato, o tema foi bastante relevante, pois propiciou um debate caloroso. Um momento ímpar. Um trabalho proativo e positivo que destaca a atuação e vocação do Ministério Público”, conclui a promotora.
O XIII Fórum é organizado pela Associação Nacional de Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares (ANERMB), presidida pelo Sargento PM Leonel Lucas, em parceria com a Associação dos Cabos e Soldados em Alagoas (ACS/AL) representada pelo Cabo Wellington (presidente) e a Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas (ASSMAL) representada pelo Sargento PM Gedson Ataíde (presidente), ambas filiadas da ANERMB.
O evento que já foi promovido nas regiões norte, sul e sudeste do país, acontece pela segunda vez na capital alagoana. Nesta sexta-feira (08/04), haverá a palestra do promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça.